quinta-feira, 16 de abril de 2015

" O resto é silêncio"


Filme " Janela da Alma"

 
Janela da Alma
Direção: João Jardim e Walter Carvalho | 2001 | 73 minutos | Brasil

Com entrevistas com personalidades como o escritor José Saramago, o cineasta Win Wenders, o multi-instrumentista Hermeto Paschoal e o neurologista Oliver Sacks, todos com algum grau de deficiência visual, o filme discute como essas pessoas se veem e veem o mundo e como o que se vê - ou se deixa de ver - pode moldar a personalidade dos indivíduos.

É legal porque: discute o significado de ver ou não ver em um mundo saturado por imagens e traz revelações surpreendentes sobre a forma como cada um dos personagens lida com suas deficiências, que vão da miopia à cegueira total.

Ponto alto: o depoimento da cineasta Agnès Varda - de 01:01:51 a 01:05:00 - em que ela relata uma cena que ocorrida em 1966 com o seu marido, Jacques Demy. Numa filmagem ao lado da linda e jovem Catherine Deneuve, o homem começa a colocar seu suéter. Seus movimentos e sua vagarosidade são tão curiosos que, a partir de um momento, o olhar-câmera da cineasta se fixa nele. Anos depois, Varda reflete que apenas seus olhos enamorados poderiam ter registrado a cena daquela forma, sem desviar o foco de Demy.
Fonte:
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Filme " Do luto a luta"

 
 
 
 

Do Luto à Luta, de Evaldo Mocarzel (Brasil, 2005)por Leonardo Mecchi
              
A luta através da imagem
Do Luto à Luta é um filme que, desde o início, enfrentava várias possíveis armadilhas pela frente: um documentário sobre a Síndrome de Down, financiado pelo Programa Avançado de Assistência e Tratamento a Pessoas Especiais da Petrobrás, e realizado por um diretor com uma relação extremamente pessoal com o tema. Mas, Evaldo Mocarzel soube construir seu filme de maneira a não só evitar as armadilhas (entre as quais tornar-se piegas ou institucional são apenas as mais claras), como se tornar ainda um olhar extremamente interessante sobre o tema.
O documentário se estrutura de maneira relativamente simples. No início, as entrevistas são focadas nos pais de crianças com Down, com especial atenção à reação destes à notícia da disfunção no momento do nascimento. Busca-se aqui um retrato do desconhecimento de todos (inclusive dos médicos) sobre a doença, e de como esse desconhecimento traz consigo toda uma carga de preconceitos e medos. A partir dessa espécie de introdução, o documentário muda seu foco para os próprios portadores da doença, retratando-os nas mais diversas situações de modo a suplantar a imagem dos portadores como pessoas limitadas e dependentes. Curiosamente, não há nenhum depoimento de médicos ou agentes da área da saúde: não interessa a Mocarzel o caráter técnico da doença, mas sim a relação pessoal de cada indivíduo afetado por ela.
O filme começa com um teatro de máscaras, artifício que serve para expor logo de cara a principal problemática que Mocarzel deseja tratar neste documentário: o preconceito. Como todos os personagens em cena estão com seus rostos cobertos, não há como diferenciar aqueles que sofrem de Síndrome de Down. Ao substituir uma “máscara” (a fisionomia que tão prontamente tipifica um portador de Síndrome de Down) por outra, o diretor pretende fazer com que o espectador busque por trás de ambas a verdadeira personalidade daqueles indivíduos. O mesmo procedimento é aplicado mais à frente no filme, com um plano geral de um jogo de futebol impossibilitando a separação imediata entre aqueles que possuem Down e os “normais”.
A principal qualidade de Mocarzel foi deixar que o filme se desenrolasse em função dos depoimentos recolhidos e das experiências dos entrevistados, sem impor olhares ou observações externas a ele. Foi assim que duas características fundamentais de seu cinema (a presença do próprio diretor em seus filmes, através da voz ou da imagem, e o caráter metalingüístico da discussão da imagem e do cinema através dos temas retratados) surgem de maneira muito mais natural que de costume.

A discussão sobre imagem/cinema não surge através de uma intervenção externa do diretor (como era o caso em Mensageiras da Luz – Parteiras da Amazônia), mas por ter sido trazido à tona por um dos entrevistados, que se declara fã de Spielberg e diz que seu sonho seria dirigir um filme. Diante desse depoimento, Mocarzel disponibiliza sua equipe e equipamento, e se retira, deixando ao entrevistado a responsabilidade de dirigir uma cena de ficção. A situação se presta tanto para a pesquisa contínua do diretor sobre a imagem e seu impacto na vida das pessoas, quanto para comprovar a tese principal de seu filme, a de que uma pessoa com Síndrome de Down é capaz de realizar qualquer tipo de atividade.
Da mesma forma, Mocarzel só entra em cena quando um dos entrevistados toma a câmera em punho e, apontando-a para o diretor, questiona: “Por que você está fazendo esse filme?” – e assim não é o diretor que se coloca no filme, mas o filme que o traz para dentro dele. O próprio filme responde à questão colocada quando, logo em seguida, corta para a cena de uma pequena menina dançando diante da TV. A criança, descobriremos, é filha de Mocarzel, e também portadora da Síndrome de Down – e, ao mesmo tempo que seria hipócrita ocultar esta motivação pessoal do diretor, não poderia haver maneira melhor de colocar essa questão no filme.
Assim, ao optar por um retrato pessoal e carinhoso – mesmo que eventualmente restrito a um certo universo sócio-econômico –, em contraposição à frieza de um filme de utilidade pública, Evaldo Mocarzel acerta o tom e nos entrega uma obra singela e esperançosa, com a propriedade de quem não se esconde por trás de uma suposta imparcialidade.

editoria@revistacinetica.com.br

" Mentes que brilham"

 
 
FILME: Mentes que Brilham (Little Man Tate, 1991, EUA, direção: Jodie Foster, 99 min., drama, classificação indicativa: 14 anos)

A HISTÓRIA: Uma mãe vive o dilema de criar um filho cuja capacidade mental é extraordinária. Ela quer que o garoto, de apenas sete anos, tenha uma vida normal. Mas para isso, suas atitudes devem limitar a genialidade da criança. A mulher, de origem simples, tem medo de que seu filho seja visto como uma aberração, devido aos seus talentos precoces com a matemática e as artes. Por sua vez, o menino entende que é uma pessoa diferente das demais e não quer abrir mão de usar a inteligência.

POR QUE ASSISTIR: Já dizia Esopo (escritor da Grécia antiga) na fábula da Águia e da Coruja, que, para os pais, os filhos são maravilhosos, inteligentíssimos e supertalentosos. "Normalmente isso ocorre só aos olhos dos progenitores, mas às vezes é verdade mesmo - é o caso dos chamados superdotados", diz Roque. Neste filme, o professor recomenda observar os problemas que podem surgir se as crianças forem tratadas como adultos, esquecendo que, além do desenvolvimento intelectual, elas ainda precisam desenvolver-se física e emocionalmente. Nos dias de hoje, em que ser celebridade é mais importante que ser sábio, ele ressalta que há um desejo muito grande dos pais para descobrir um talento nos filhos e os tornarem uma fonte de recursos e destaque na mídia. "Isto é saudável para as crianças e adolescentes?", provoca.
Fonte:http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/mentes-brilham-676253.shtml

Conhecendo tecnologias para pessoas com deficiências

 
 

RECURSOS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL