quinta-feira, 26 de outubro de 2017

PROJETO OFICINA DE TEATRO COMO AUXILIO EDUCACIONAL




Este projeto surge da necessidade de mostrar a importância do teatro não somente como arte, mas também como uma linguagem de auxílio educacional na unidade escolar. Partindo deste pressuposto desenvolvemos  esta proposta de trabalho para que os alunos venham se identificar e se interessar pela leitura, interpretação e  a escrita facilitando a assimilação dos conteúdos das diversas áreas do conhecimento. 

 O Projeto Oficina de Teatro como linguagem de auxilio educacional  , que acontecerá no Colégio Estadual de Ourolândia está dentro do Programa Ensino Médio Inovador, proporcionará  aos discentes a possibilidade de compartilhar descobertas, ideias, sentimentos e atitudes, permitindo a observação de diversos pontos de vistas, estabelecendo assim uma relação mais íntima entre o aluno e a unidade escolar, pois auxilia na recuperação e socialização do discente problema(tímido e inibido),uma vez que neste tipo de trabalho, o conduz a vencer  os seus próprios limites através dos jogos teatrais, e das técnicas de  interpretação teatral, expressão corporal, expressão vocal  e técnicas de memorização, além do envolvimento que terá com as disciplinas de: Arte, História, Geografia, Sociologia, Filosofia, Português, Literatura e Matemática.

O trabalho com teatro  proporciona aos envolvidos  viajar pelo mundo mágico tanto da  imaginação como da  fantasia possibilitará aos alunos que desenvolvam suas    múltiplas ideias através dos  improvisos e jogos teatrais. O contato com a linguagem teatral é uma oportunidade que aluno   compreenderá   que além de ler a   peça ele terá que  representar.




O contato com a linguagem teatral contribui de forma direta para desenvolver a leitura, a oralidade, a expressão vocal, a memorização e a socialização dos discentes, o teatro na sala de aula possibilita aos participantes do projeto  vivenciar a experiência de “outras vidas”,assim passam a compreender  que nada acontece por acaso e   tudo tem uma origem.O texto escolhido para ser trabalhado foi  Castro Alves de autoria de Cleise Mendes, o qual  conta a história da vida do poeta  e sua luta pela libertação dos escravos sua participação  nas questões políticas e sociais do final do século XIX. Além do relacionamento amoroso do mesmo com a atriz portuguesa Eugênia Câmara.







2º A-Alessandra de Jesus Silva, Anselmo  Martins da Silva, Anselmo Alves da Silva, Bruno Cirilo Souza, Bruno Vinicius Amorim Santos, Daniel Carmo Santos,  Geovana Ramos Leite, Guilherme Montalvão Quintino, Heberte Valterlan Cantor Silva, Hiana Santos Pereira,  Ivaneide G ama Freire,Jacinta de Oliveira Melo, Layane Cristal Freire de Lima, Livia da Silva Ursino,Luma Santos Amorim,Natan Henrique Simões Cerqueira, Pâmela Almeida Sampaio,Paula Silva Oliveira, Queila  Leidiane Alves dos Santos,Thalia Marques da Silva,


2º B Edmária de Amorim Araújo, Érica Silva de Jesus, Guilherme da Silva Pereira, Gustavo Souza Cruz,  Icaro Cruz de Jesus Silva, Jailton Jesus Alves, Jeiza Santos Miranda,Keylane de Jesus Silva, Letícia da Silva Macedo,Luane Santos Silva, Manoel Victor Dantas de Melo,Marcos da Silva,Maria Rita Lima Magalhães, Mateus Ferreira Leite, Mateus Silva Pereira, Milene Ferreira da  Silva, Mônica Santana dos Santos,Paulo Vitor Leite,Ramon Santos Silva, Rommyeser Lima Silva,Thais Aparecida de Souza Costa, Uliane Kaline Santos Sobrinho,Vitória Farias da Silva, Wenha Lima dos Santos.