domingo, 4 de agosto de 2013

1ª EDIÇÃO DO JORNAL DO MARCO 2013

JORNAL DO MARCO
Movimento de Arte Educação e Cultura de Ourolândia
04 de agosto de 2013


                     A HISTÓRIA DO OURO BRANCO QUE  SE TRANSFORMOU  EM OUROLÂNDIA!

Vista aérea de Ourolândia
Acredita-se que por volta 1900 as famílias Casimiro Gomes, Aurora e Dias Gamas chegaram da região de Jacobina para explorar a agricultura a beira do Rio Vereda. O primeiro produto foi à cana-de-açúcar, que era utilizado para fabricar o mel, rapadura e açúcar. E estes produtos eram fabricados em um pequeno moinho de madeira, que se chamava Engenho Velho, e por isso a fazenda passou a ser chamada, Fazenda Engenho Velho.
O solo era fértil e as chuvas regulares, o que estimulou o lucro de produtos como: o milho, feijão, mamona, sisal, e principalmente o algodão, que fortaleceu trazendo vários comerciantes e compradores dos produtos agrícolas. Os produtos passaram a ser cultivados, separando-se o caroço da pluma e começou a ser comercializado para Salvador. O volume e a forte comercialização desse produto um dos nomes da Fazenda “Engenho Velho de Ouro Branco” em homenagem ao algodão.
Em 1932, a comunidade passou a ser chamada de “ouro Branco” e em 1982 foi elevada a categoria de Vila, e em 30 de Março de 1989, foi desmembrado de Jacobina passando a se chamar Ourolândia.




Componentes: Elisandra, Léia, Caroline, Micaela, Keliane, Carlos Magno, Michele