terça-feira, 1 de outubro de 2013

A atriz Mariana Vitória salvou O BEM AMADO


O Grupo Teatro Dionísio Artes da cidade de Jacobina, passou um grande sufoco em uma de suas encenações  da peça teatral "O Bem Amado" de autoria  de Dias Gomes e direção de Mário Silva, no ano de 2010.Todos os ingresso já  estavam vendidos faltavam poucas horas para começar o espetáculo. Quando o diretor ficou sabendo através da sua esposa Rosa Maria Menezes que o ator Ubirajara Santos que interpretava o papel do padre Filô tinha sido internado com suspeita de um infarto.
                         Foto Marcelo Piva Cena Odorico( Mário Silva) Dirceu Borboleta( Mário Silva) Padre Filô( Mariana vitória)
A atriz Mariana Vitória filha do diretor tinha apenas 11 onze anos na época, apesar da pouca idade ela possui um grande espirito artístico ao ver toda aquela situação  em que seu pai e o grupo se encontrava,ficou preocupada e apresentou uma alternativa, quando tudo parecia perdido,ela chegou e disse: papai eu posso interpretar o papel do Bira, eu sei todas as falas e as marcações.

 Foto Marcelo Piva Cena do velório Padre Filô( Mariana vitória) Jujú( Fabricia Leite) Primo Ernesto( Cleber Barros) acompanhantes(Giovana Lins e Kaine Silva) Moleza ( Lucas Matheus) Dernival ( José Pascoal).
O diretor Mário Silva disse que o teatro é um grande mistério você nunca sabe o que poderá acontecer no palco, por mais que o ator tenha ensaiado, pois cada  apresentação é única e esta com certeza marcou a sua vida pois, ficou  muito emocionado e orgulhoso de contracenar coma a sua filha Mariana Vitória , estava triste pelo que tinha acontecido com o seu colega de trabalho Ubirajara Santos,  ao término do espetáculo  informou o acontecido ao público.

 Foto Marcelo Piva Cena do velório: Neco Pedreira( Alexandre Melo) Padre Filô( Mariana vitória) Jujú( Fabricia Leite) Primo Ernesto( Cleber Barros) acompanhantes(Giovana Lins e Kaine Silva) Moleza ( Lucas Matheus) Dernival ( José Pascoal)
Sem sombra de dúvida  a  jovem atriz Mariana Vitória salvou o espetáculo daquela noite,todos os colegas já tinham conhecimento do talento da menina, mas não sabiam que chegaria ao ponto de interpretar um papel tão difícil como aquele do padre Filô. Mário Silva emocionado  fiquei  muito orgulhoso da minha  filha principalmente porque ela atuou comigo, nunca pensei que iria um dia contracenar tão cedo com ela. 

Foto Marcelo Piva Cena do velório: Neco Pedreira( Alexandre Melo) Padre Filô( Mariana vitória) Jujú( Fabricia Leite) Primo Ernesto( Cleber Barros) acompanhantes(Giovana Lins e Kaine Silva) Moleza ( Lucas Matheus) Dernival ( José Pascoal)


Nesta cena a atriz Mariana Vitória contracena com o ator Alexandre Melo ele que interpreta o personagem de Neco Pedreira ambos estão no velório da Dulcinéia juntamente com os demais personagens, todos aguardam apreensivos  o momento do enterro.

Foto: Marcelo Piva Cena do velório: Neco Pedreira( Alexandre Melo) Padre Filô( Mariana vitória) Jujú( Fabricia Leite) Primo Ernesto( Cleber Barros) Dorotéia(Rosa Maria Menezes)acompanhantes(Gio vana Lins e Kaine Silva) Moleza ( Lucas Matheus) Dernival ( José Pascoal)

Nos dias 21  e 22 de novembro de 2009, o grupo Jacobineense de Teatro Dionísio Artes realizou mais duas apresentações tendo novamente casa  cheia, todos ficaram felizes,mas após esta apresentação como já era esperado pelo grupo alguns membros que formava o elenco como: Daniel Cajé, Cleuber Fagundes, Maiara , informaram tinham passado no vestibular em razão disso teriam que deixar a peça, a única alternativa encontrada pelo diretor Mário Silva naquele momento foi suspender o  espetáculo até encontrar outros atores para substitui-los.

Foto: Marcelo Piva Cena do velório: Neco Pedreira( Alexandre Melo) Padre Filô( Mariana vitória) Jujú( Fabricia Leite) Primo Ernesto( Cleber Barros) Dorotéia(Rosa Maria Menezes)acompanhantes(Giovana Lins e Kaine Silva) Moleza ( Lucas Matheus) Dernival ( José Pascoal) Odorico( Mário Silva)
Nas cidades circuvizinhas como Ourolândia, Miguel Calmon e Mundo Novo, o espetáculo foi recebido também por um grande público que assistiu, o grupo sempre acompanhado da Filarmônica Juvenil Rio do Ouro que era a responsável pela sonoplastia da peça que era toda feita ao vivo e  tinha como maestro o Sr. Gilson.

Adicionar legendaFoto: Marcelo Piva Padre Filô Mariana vitória) Odorico( Mário Silva)

O figurino que  Mário Silva utilizou para interpretar o prefeito Odorico Paraguçu foi emprestado pelo saudoso Dr. Carlito, ele foi um grande médico e prefeito da cidade de Jacobina, durante o período em que governou o municipio incentivou a  difusão das artes, presenteou os artistas com um Centro Cultural, ele era um amante da sétima arte foi dono do CINE PAYAYA até hoje é lembrado no meio artistico. O figurino do padre foi doado pelo Frei Petrônio de Miranda.

Foto: Marcelo Piva- Tio Hilário ( Francisco)   Zeca Diabo ( Frankiln Silva)
Padre Filô Mariana vitória) Odorico( Mário Silva)

O teatro é uma arte que faz com que o homem universal  tenha a oportunidade de se identificar ou de rejeitar  os personagens que  ele assiste em uma determinada peça teatral,que seja no gênero da tragédia ou da comédia, ele na posição de  espectador  possui este  livre arbítrio. O assunto  tratado nesta peça foi um fato irônico e ao mesmo tempo  hilariante  o prefeito da cidade de Sucupira Odorico Paraguaçu não mede esforços nem  consequências para  alcançar seus objetivos que é realizar a inauguração do cemitério Campo Santo  e cumprir a sua promessa de campanha.  Esta foi obra escrita na década de 60 do século passado pelo dramturgo Baiano Dias Gomes é considerada um verdadeiro clássico da literatura teatral brasileira.Os atores do grupo de Teatro Dionísio Artes  da cidade de Jacobina enfrentaram um grande desafio ao montarem um espetáculo desta natureza principalmete porque já foi  interpretado por grandes artistas   na Rede Globo de televisão na década de 70, como Lima Duarte e o saudoso Paulo Gracindo. O  período em que a peça ficou em cartaz com os atores jacobinenses foi um grande sucesso de público em  todas as apresentações sempre tiveram casa cheia,foi muito bom ver as pessoas  irem  ao teatro prestigiar e incentivar  novos jovens a seguirem em frente na arte cênica, temos como  exemplo a atriz mirim  Mariana Vitória que com apenas 11 anos de idade interpretou um papel  tamanha responsabilidade com  grande maestria que foi o padre filô. Ela salvou " O Bem Amado", esta foi a fala de todos os atores da quela noite e o ator Ubirajara Santos ao saber  do que aconteceu ficou feliz.O  público ficou surpeso com o talento da jovem atriz, pois só ficaram sabendo o motivo da substituição no final do espetáculo que mais um vez encantou a  todos.