quarta-feira, 18 de maio de 2011

A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS NA EDUCAÇÃO

COLÉGIO ESTADUAL DE OUROLÃNDIA
PROFESSOR: JACIMÁRIO ALVES DA SILVA
DISCIPLINA: HISTÓRIA
SÉRIE: EJA- 7ª E 8ª
TURNO: NOTURNO
Plano de Trabalho- Utilizando o Jclic





O JOGO NA EDUCAÇÃO!
APRENDER E JOGAR!
É SÓ COMEÇAR!












COLÉGIO ESTADUAL DE OUROLÃNDIA
PROFESSOR: JACIMÁRIO ALVES DA SILVA
DISCIPLINA: HISTÓRIA
SÉRIE: EJA- 7ª E 8ª
TURNO: NOTURNO
Plano de Trabalho- Utilizando o Jclic





O JOGO NA EDUCAÇÃO!
APRENDER E JOGAR!
É SÓ COMEÇAR!












SUMÁRIO

Objetivos
Conteúdos
Procedimentos
Recursos Utilizados
Avaliação















Objetivo

Dinamizar as aulas da disciplina História e envolver os discentes através da realização de jogos na sala de aula utilizando o programa Jclic, facilitando a compreensão que seja de um texto ou de um conteúdo;

Através da utilização do uso do Jclic desenvolver a capacidade de raciocínio lógico dos alunos.

Compreender a Revolução Inglesa através do uso das palavras cruzadas e do jogo da memória.

Mostrar aos alunos que o jogo pode ser um mecanismo de aprendizagem através da utilização do software Jclic.

Despertar no aluno o gosto pela disciplina História através da utilização do jogo na sala de aula.









Conteúdo

Revolução Inglesa
Revolução Puritana
Revolução Gloriosa
Software Jclic
Jogo da memória
Utilização do uso das palavras cruzadas


















Procedimentos
O assunto que será trabalhado na unidade será Revolução Inglesa, para que os meus discentes consigam aprender o conteúdo com sucesso ministrarei aulas expositivas com o uso da TV PEN DRIVE, farei a utilização do jogo da memória e das palavras cruzadas para que de forma descontraída eles possam aprender jogando, pois desde cedo o homem tem dentro de si a necessidade do jogar, de vencer desafios , através deste mecanismo possibilitarei aos meus alunos vivenciar novas descobertas e descobrirem um caminho prazeroso de aprender, para realizar esta tarefa com êxito utilizarei o laboratório de informática da escola em que atuo, para criar os jogos terei como ferramenta o programa Jclic.
O Jclic é um programa desenvolvido numa plataforma de Java, que nos permite realizar e executar actividades educativas, sobre várias temáticas que poderão ser desenvolvidas com as crianças. Estes podem ser trabalhados com as crianças de várias formas, pois na construção dos mesmos o programa oferece um conjunto de actividades que podem ser podem ser executadas, como por exemplo associações, palavras cruzadas, exercícios com texto, puzzles, entre outros. No meu caso o público alvo serão os alun os do EJA.


















Recursos Utilizado

Laboratório de Informática
Computadores
Software Jclic
Lousa
Pincel
Pen drive

















Avaliação

A avaliação da disciplina será processual e formalmente à medida do seu desenvolvimento. Serão objetos de avaliação: a realização das atividades feitas através da utilização do software Jclic para criação de tarefas, como palavras cruzadas e jogo da memória contando com o uso do computador..