domingo, 20 de julho de 2014

Reflexão e Ação na Educação


A partir da reconstrução histórica aqui apresentada, identifique  individualmente e  em grupo — os desafios que permanecem para o ensino médio na realidade brasileira e levantem possibilidades de explicação para eles.

É bom lembrarmos  que a escola  que conhecemos hoje, surgiu em fins do século XVI e ao longo do século XVII e foi intitulada pelos historiadores da educação como Escola Moderna. Antes disso, tanto nas sociedades antigas como nas medievais já existia a preocupação com a educação de seus jovens, que estudavam ou individualmente, sob a orientação de um mestre, ou em pequenos grupos, independente de idade ou seriação. Adultos e crianças frequentavam a mesma classe durante o tempo que desejassem ou precisassem, e isso não era considerado um problema.
O tempo passou, ocorreram diversas mudanças nas áreas: políticas,  econômicas e sociais, a escola não poderia ficar inerte a  todas as transformações  que ocorreram ao nosso redor. Ao pensarmos a escola não podemos, em hipótese alguma deixarmos  de lado  aspectos importantes  como formação docente, o currículo, a avaliação e metodologia de trabalho. Mas para que a escola possa oferecer uma educação de qualidade, ela precisa  superar algumas dificuldades, como por exemplo, salas de aulas superlotadas, o  que  acaba comprometendo a aprendizagem dos discentes , e diversos fatores já conhecidos como a falta de laboratórios para o desenvolvimento das aulas práticas,  falta de  professores e além de tudo a desvalorização do magistério.
O ensino médio como sabemos é a última  fase da educação básica e é justamente nesse momento que aparecem muitos problemas já conhecidos como a falta  de docentes nas áreas de Matemática, Física, Química já é comum  na maioria das escolas públicas, os alunos acabam concluindo o ensino médio  sem o contato com essas disciplinas, muitos não possuem coragem para enfrentar um vestibular nem participar do ENEM, porque acham que não são capazes de passar. Além  disso, é nessa fase da educação que ocorre um grande número de evasão escolar, muitos que deixam a escola durante esse período  alegam que precisam trabalhar, outros dizem que não estão vendo futuro em  continuar ali.
Sabemos que  escola é um espaço de direito de todos, mas se  ela   não está conseguindo desempenhar o seu papel como deveria no que se  refere a uma educação de qualidade, ela deve deixar claro o que pretende do ponto de vista político pedagógico e o que realmente entende como missão e função.

Por: Jacimário Alves da Silva 
20 de julho 2014