domingo, 21 de setembro de 2014

AUTO DE NATAL EM JACOBINA



O Curso Livre de Teatro Infantil de Jacobina irá encerrar suas atividades deste ano com a encenção da peça teatral: O Nascimento do Menino Jesus, que aconterá no dia 20 de dezembro do Centro Cultural Professor Edmundo Isidoro dos Santos. Mas para o grupo de alunos-atores alcancarem um bom resultado terão que se dedicar bastante aos ensaios e no trabalho de pesquisa de seus personagens já que estamos tratando de uma história que aconteceu a mais de dois mil anos.

Pesquisar sobre o modo de vida como as pessoas  viviam é uma tarefa que o ator deve realizar para poder compreender todo o universo que envolve o seu rspectivo  personagem, esse é um pré requsito para que ele possa desempenhar um bom pepel. Para isso ele deverá buscar conhecer sobre a época, cultura,, religião, vestimentas, alimentação e trabalho do personagem que irá interpretar.
Nesta cena Helena ensaia o papel do Anjo Gabriel e Maria Clara o de Nossa Senhor, este é um momento muito emocionante, pois é aqui que ela fica sabendo que irá ser mãe do rednetor e que se chamarás Jesus.
O artista de teatro nunca pode  esquecer que o teatro é um jogo, e que quando ele entra em cena começam-se as jogadas, ele não poderá  parar é além disso terá que ter um grande dominio sobre a sua mente, seu corpo e sobre tudo que estiver ocorrendo  ao seu redor.Deverá estar em inteira sintonia com todos os outros jogadores. na cena acima a atrizes Maria Hélice(Isabel) e Maria Clara(Maria).



Fazer teatro não se resume somente em memorizar  um determinao texto, no decorrer das aulas do curso eles aprendem a importância de um ponto final, exclamão ou de interrogação em um texto  teatral. As leituras dramáticas é uma técnica bastante utilizada por professores e diretores de teatro, geralmete fazem a leitura nos primeiros encontros onde será apresentada  a peça  e os personagens a serem interpretados por cada aluno-ator respectivos personagens papel.


 

 
 

 
Nas fotos acima mostram o  entusiasmo e espontneidade dos alunos-atores ao ensaiar  seus respectivos personagens, os ensaios acontecem na Casa da Cultura Dionísio Artes que fica situada na Praça Dr. Miguel Calmon 332 na cidade de Jacobina- Ba