quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

O MARCO

O Movimento de Arte Educaçao e Cultura de Ourolândia  é um Projeto desenvolvido pelo Professor de história Jacimário Alves da Silva no Colégio Estadual de Ourolândia, este teve a sua primeira edição no ano de 2007, objetivando: sobretudo , contribuir para o desenvolvimento cognitivo do aluno, inclusão, e a intereçaõ social que é percebida com a participação da comunidade local.

Aconteceu nos dias 12 e 13 de dezembro de 2007, a primeira mostra  deste  projeto  com o  objetivo principal, apresentar atividades educativas e artísticas realizadas pelos  alunos do Colégio Estadual de Ourolândia, nas disciplina de Artes, História, Sociologia, Educação Artística e Filosofia, sendo que este trabalho contribuiu também par o regate cultural da cidade, no momento em que o mesmo envolveu a comunidade e os artistas locais,contribuindo de forma direta para o desenvolvimento cognitivo do aluno e  sócio-cultural da cidade.
O projeto foi desenvolvido durante dois dias no dia 12, na quarta feira foi prestada uma homenagem ao escritor Pedro Edson Souza, pelos alunos da 7ª B do turno vespertino, em seguida os alunos do 3º Ano matutino apresentaram um tributo ao poeta Manuel Bandeira, Os alunos da 6ª série do turno vespertino e os alunos do 1º ano C noturno fizeram um recital com poesias ao saudoso poeta Mário Quintana, não podemos esquecer do recital feito pelos alunos do 1ºano B do turno vespertino que interpretaram poesias da poetisa Cecília Meireles. 
Vale salientar a importância do trabalho que foi desenvolvido pela turma do 2ºano A vespertino com uma coreografia, onde dizia não as drogas, essa mesma turma montou um stand para conscientizar a população da necessidade do uso da camisinha. O grupo de teatro os Mascarados estiveram presentes com a peça Leilão de uma Alma.
Ainda nesta noite houve a apresentação  do Terno das Tabaroas, trabalho desenvolvido pelos alunos do  PETI com a coordenação do professor Júnior, a Igreja Assembléia de Deus também esteve presente com coreografia e hinos de louvores interpretados pelas cantoras mirins Carol e Mariana que encantaram a todos. Quem ficou responsável para encerrar a noite com chave de ouro o cantor Jose Wilker.
         Dando continuidade aos trabalhos na quinta feira dia 13 a abertura do evento ficou por conta da Filarmônica 2 de Janeiro da Cidade de Jacobina que saiu em passeatas nas ruas de Ourolândia até o local da apresentação, sendo a   mesma acompanhada por centenas de pessoas. Em, seguida se apresentaram Aprígio do Acordeon, o grupo de capoeira, a Banda Renascer, Explosão do Forró, a dupla Edvânio e Edilãnia, para a realização deste primeiro Movimento de Arte e Cultura contamos com o apoio dos discentes e artistas locais.


O Teatro e a Poesia (Professor Jacimário Alves da Silva)

 O Projeto de Teatro na Sala de Aula foi um recurso pedagógico que desenvolvi no Colégio Estadual de Ourolândia no ano de 2007. Na época eu era professor da disciplica Arte. Como sou ator e diretor de teatro resolvi atrair os discentes a se interessarem nos conteúdos trabalhados começando pela prática.
O resultado que ocorreu com os alunos do 3º ano ensino médio através de jogos teatrais, expressão corporal e expressão vocal resultou em um performace com poesia, entenderam o papel da linguagem cênica na educação e na interação social.
Chegando ao ponto de receberem convite para se apresentarem em outras cidade. As fotos desta matéria são referentes a apresentação feita no Centro Cultural de Jacobina.