quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

O MARCO

O Movimento de Arte Educaçao e Cultura de Ourolândia  é um Projeto desenvolvido pelo Professor de história Jacimário Alves da Silva no Colégio Estadual de Ourolândia, este teve a sua primeira edição no ano de 2007, objetivando: sobretudo , contribuir para o desenvolvimento cognitivo do aluno, inclusão, e a intereçaõ social que é percebida com a participação da comunidade local.

Aconteceu nos dias 12 e 13 de dezembro de 2007, a primeira mostra  deste  projeto  com o  objetivo principal, apresentar atividades educativas e artísticas realizadas pelos  alunos do Colégio Estadual de Ourolândia, nas disciplina de Artes, História, Sociologia, Educação Artística e Filosofia, sendo que este trabalho contribuiu também par o regate cultural da cidade, no momento em que o mesmo envolveu a comunidade e os artistas locais,contribuindo de forma direta para o desenvolvimento cognitivo do aluno e  sócio-cultural da cidade.
O projeto foi desenvolvido durante dois dias no dia 12, na quarta feira foi prestada uma homenagem ao escritor Pedro Edson Souza, pelos alunos da 7ª B do turno vespertino, em seguida os alunos do 3º Ano matutino apresentaram um tributo ao poeta Manuel Bandeira, Os alunos da 6ª série do turno vespertino e os alunos do 1º ano C noturno fizeram um recital com poesias ao saudoso poeta Mário Quintana, não podemos esquecer do recital feito pelos alunos do 1ºano B do turno vespertino que interpretaram poesias da poetisa Cecília Meireles. 
Vale salientar a importância do trabalho que foi desenvolvido pela turma do 2ºano A vespertino com uma coreografia, onde dizia não as drogas, essa mesma turma montou um stand para conscientizar a população da necessidade do uso da camisinha. O grupo de teatro os Mascarados estiveram presentes com a peça Leilão de uma Alma.
Ainda nesta noite houve a apresentação  do Terno das Tabaroas, trabalho desenvolvido pelos alunos do  PETI com a coordenação do professor Júnior, a Igreja Assembléia de Deus também esteve presente com coreografia e hinos de louvores interpretados pelas cantoras mirins Carol e Mariana que encantaram a todos. Quem ficou responsável para encerrar a noite com chave de ouro o cantor Jose Wilker.
         Dando continuidade aos trabalhos na quinta feira dia 13 a abertura do evento ficou por conta da Filarmônica 2 de Janeiro da Cidade de Jacobina que saiu em passeatas nas ruas de Ourolândia até o local da apresentação, sendo a   mesma acompanhada por centenas de pessoas. Em, seguida se apresentaram Aprígio do Acordeon, o grupo de capoeira, a Banda Renascer, Explosão do Forró, a dupla Edvânio e Edilãnia, para a realização deste primeiro Movimento de Arte e Cultura contamos com o apoio dos discentes e artistas locais.


Um comentário:

  1. Esse projeto (marco) e muito importante para a cidade, porque a arte pode transformar a vida daqueles que acredita na arte e educação. .

    ResponderExcluir