segunda-feira, 20 de novembro de 2017

PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR: APRESENTA O TEATRO COMO UMA ARTE DE VIVENCIAR A HISTÓRIA


Mais uma vez fui convidado pela direção do Colégio Estadual de Ourolândia para participar do PROEMI- Programa Ensino Médio Inovador,neste novo molde proposto que seria o aluno vir a escola no Horário oposto para participar das oficinas. Este ano na nossa escola houve uma mudança, o professor teria que apresentar uma proposta a ser desenvolver  dentro do seu horário de aula normal.  Para desenvolver a minha oficina apresentei a escola um projeto para trabalhar com a linguagem teatral. 


Wenha, Marcelo, Anselmo e Edmária
No momento em que desenvolvemos projetos artísticos como o teatro  na sala de aula é percebido logo de imediato  o despertar em alguns discentes a curiosidade e ansiedade, tem aqueles que sentem até medo, entendemos este sentimento normal tudo que desconhecemos nos assusta. Como educadores temos o conhecimento que  a educação  transforma o homem, mas a arte também tem esse poder, por que quando os discentes entra em contato com as linguagens artísticas, eles acabam desenvolvendo a capacidade de fazer múltiplas leituras seja qual for a linguagem artística o resultado é notório.
Para interpretar precisa-se de muita dedicação para poder  vivenciar seus respectivos personagens, que envolve leitura, memorização, pesquisas , ensaios e técnicas é nos  jogos teatrais que são desenvolvidas algumas habilidades como concentração, oralidade, improvisação, expressões faciais corporais e interpretação, além do entrosamento do grupo contribuindo para o processo de socialização dos discentes.

Wenha, Professor Jacimário, Pâmela, anselmo, Edmária
No segundo momento apresentei a eles o texto teatral Castro Alves que foi escrito por Cleise Mendes, nesta obra a autora faz uma verdadeira viagem ao Brasil do século XIX ela nos  mostra não  só a luta do poeta  pela libertação dos escravos, a peça aborda também  fatos como Guerra Franco Prussiana e a Guerra do Paraguai. O contato dos participantes com o  esta obra permitiu a eles conhecerem e vivenciarem   um pouco  da história do  artista com suas fraquezas, anseios, sonhos, lutas, decepções e amores, a  autora faz um recorte da vida do  artista, ela também  nos deu uma oportunidade de conhecermos um pouco, a memória, os costumes e os padrões comportamentais do nosso país naquele momento histórico. 

Vitória
O ensaio é uma das fases mais importantes do processo de montagem do espetáculo teatral, pois é ali que ocorre as construções das cenas e dos personagens, naquele momento em que todos estão tensos com medo de errar o texto, geralmente a maioria das pessoas que começam a fazer teatro pensam que memorizar o texto é tudo. Com o decorrer dos ensaios os alunos-atores vão entendendo que não é, o ator tem muito que aprender até a peça ficar pronta, por exemplo irão entender que   não pode andar por onde eles   querem   no   palco,  e sim  por  onde o diretor determina isso se chama marcação de cena. Nesta etapa também irão  aprender que a posição cênica é a posição  que é o ator se encontra em cena, por isso a exigência da presença de todos nos ensaios para escutarem e entenderem as orientações da direção do espetáculo. 

Luma e Taís 
Foi nos ensaios é onde os alunos-atores aprenderam com os “erros ”   geralmente as cenas são voltadas várias vezes até ganhar “perfeição”, todo esse processo  não teríamos como  fazermos nos horários das aulas normais. Quando aceitei fazer parte do projeto neste formato tradicional, já tinha conhecimento das   dificuldades,  e limitações de tempo, em virtude de saber tudo isso foi que tratei logo de ir sensibilizado os discentes que provavelmente  precisaríamos  fazermos alguns ensaios em horários opostos para limpar as cenas.


Quando chegou o momento de fazermos os ensaios em turnos vespertinos e noturnos não encontrei nenhuma dificuldade por parte dos alunos, sempre   que foram convocados a maioria estavam presentes, os outros que faltavam eram porque moravam nos povoados e não tinham como estarem presentes. O contato com o teatro fez com que o discente descobrissem  outros mundos ao viajarem pelo mundo da imaginação e da fantasia, a montagem da Peça Teatral Castro Alves é uma prova disso possibilitou a todos conhecerem a época em que viveu o poeta dos escravos.Para isso fizeram um minucioso trabalho de pesquisa sobre a vida doa artista.

Esta oficina de teatro contribuiu muito para o desenvolvimento da leitura e da interpretação do texto, proporcionou a todos a oportunidade de fazerem múltiplas leituras, por que para se fazer teatro precisa-se entender outras manifestações artísticas como por exemplo: a pintura, a escultura, a música, a dança, não podemos esquecer da moda, por que o figurinos também tem que ser estudado e fala ao seu tempo.

 A educação e a cultura são irmãs gêmeas univitelina, uma não pode existir sem a outra.

Jacimário Alves da Silva