sexta-feira, 14 de março de 2014

CHAPEUZINHO VERMELHO EM OUROLÂNDIA

O 7º MARCO ( Movimento de Arte Educação e Cultura de Ourolândia) no seu último dia apresentou a peça teatral Chapeuzinho Vermelho que foi um resultado do PROEMI ( Projeto do Ensino Médio Inovador), durante as aulas os alunos aprenderam a fazer leituras dramáticas, técnicas de memorização, interpretação, expressão corporal, expressão facial, expressão vocal .

Professor Jacimário Alves
Segundo o professor Jacimário Alves da Silva para que tudo ocorresse com êxito foi preciso utilizar vários horas de ensaios para que os alunos compreendessem a importância dos "erros " na construção dos seus respectivos personagens,precisavam entender o que é uma verdade cênica e que para que uma peça fosse montada precisaria de um trabalho de pesquisa, no que se refere a figurino, cenário, iluminação, sonoplastia, maquiagem e etc.  

Dona Chapelão orienta Chapeuzinho Vermelho

Durante as aulas de Cultura  de Arte do projeto PROEMI(  Projeto Ensino Médio Inovador), os alunos da oficina conheceram a história de Charles Perrault  (Paris, 12 de janeiro de 1628 — Paris, 16 de maio de 1703) foi um escritor e poeta francês do século XVII, que estabeleceu bases para um novo gênero literário, o conto de fadas, além de ter sido o primeiro a dar acabamento literário a esse tipo de literatura, feito que lhe conferiu o título de "Pai da Literatura Infantil". Suas histórias mais conhecidas são Le Petit Chaperon rouge (Chapeuzinho Vermelho), La Belle au bois dormant (A Bela Adormecida), Le Maître chat ou le Chat botté (O Gato de Botas), Cendrillon ou la petite pantoufle de verre (Cinderella), La Barbe bleue (Barba Azul) e Le Petit Poucet (O Pequeno Polegar).1 2 Contemporâneo de Jean de La Fontaine, Perrault também foi advogado e exerceu algumas atividades como superintendente do Rei Luís XIV de França. A maioria de suas histórias ainda hoje são editadas, traduzidas e distribuídas em diversos meios de comunicação, e adaptadas para várias formas de expressões, como o teatro, o cinema e a televisão, tanto em formato de animação como de ação viva.
Chapeuzinho Vermelho e Dona Chapelão
O professor Jacimário Alves  informa que muitos trabalhos de Charles Perault foram adaptados para o  teatro e para o cinema,mas  para  a culminância deste projeto  o texto escolhido foi o   da Chapeuzinho Vermelho que foi escrito pela saudosa  Maria Clara Machado.Vale lembrar que  esta  é uma das histórias infantis  mais conhecidas do mundo e possui como ideia central a preservação dos valores familiares, como  por exemplo  a importância de obedecer aos pais e não dar ouvidos aos estranhos.
O Lobo Mau e a árvore

Em 2001 o teatro brasileiro se despedia de Maria Clara Machado. Fundadora do grupo de teatro Tablado, que completa 60 anos de existência em 2011, sua obra é considerada tão importante para a dramaturgia infantil quanto a obra de Nelson Rodrigues o foi para a modernização da dramaturgia brasileira. Maria Clara Machado é uma das pessoas que mais escreveu para o teatro infantil no Brasil. Suas peças são constantemente encenadas, perpetuando seu talento no imaginário da  platéia  mirim.


Cena das árvores
Desenvolver projetos utilizando a linguagem teatral é grande  valia no ambiente escolar, entendemos que  no momento em que o aluno se envolve com a linguagem teatral, ele tem a oportunidade de desenvolver suas habilidades e competências começando pela leitura do texto até a montagem da peça  que envolve um trabalho de pesquisa do personagem, gênero trabalhado, público alvo,figurino,cenário,maquiagem,adaptação,sonoplastia,iluminação.

A comunidade de Ourolândia prestigia o 7º MARCO
Os alunos do Colégio Estadual de  Ourolândia e a comunidade local foram prestigiar o 7º MARCO(Movimento de Arte Educação e Cultura de Ourolândia),  percebemos na foto acima a  concentração do público diante  da   a peça Chapeuzinho.
O alunos atores que participaram da peça foram: Geisiane, Maristela,Gilmar,Djane, Érica, Geovana, Débora ,Caio, Taís Dias.

PAIXÃO DE CRISTO EM JACOBINA






Cena da Santa ceia
Este ano o GRUPO DE TEATRO DIONÍSIO ARTES  irá realizar  mais uma vez a  encenação da peça teatral O Martírio a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo” que irá incluir pessoas das mais diversas gerações, o foco do Projeto é garantir a população o acesso a cultura popular que lhe é de direito, esta é uma das histórias mais encenadas no mundo. Esta peça será apresentada  no dia 12 de abril de 2014 às 19:00 horas na praça Dr. Miguel Calmon( antiga rua do Barro) na cidade de Jacobina  em estilo Teatro de Arena, a história irá retratar a luta e o sofrimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, o  gênero trabalhado será o da tragédia. 
Jesus é tentado por Satanás
Jesus caminha com sua cruz em direção ao calvário
Com certeza a realização desta obra de arte  irá proporcionar a toda população de Jacobina e região que é carente de lazer e acesso a bens culturais, que possam  ter este momento de entretimento e reflexão já que a peça tem uma linha cristã  irá agradar a todos os credos, com certeza  levará  a todos a fazerem uma reflexão sobre seus atos. Pois o teatro é a arte de ver sentir perceber e transformar, isso será uma forma de oportunizarmos  novamente  as pessoas o acesso a cultura e preservação das nossas tradições, divulgação da fé cristã e manutenção dos valores familiares, vale lembrar que o fato encenado não se trata de um fato comum e sim de uma história presente na Bíblia Sagrada.
Jesus crucificado
 A peça será apresentada em praça pública para que todos possam desfrutar desse bem cultural, como dizia Castro Alves: ”A praça é do povo como o céu é do Condor” .
Foto Almacks Jr. Anjos anunciam a ressurreição de Jesus

Estas fotos são referentes a apresentação feita pelo  Grupo de Teatro Dionísio Artes  da peça teatral  O MARTÍRIO! A MORTE E A RESSURREIÇÃO DE JESUS CRISTO que aconteceu no dia 23 de março na Praça Dr. Miguel Calmon na cidade  de Jacobina na Bahia durante as comemorações ao dia Mundial do Teatro e a Inauguração da Casa da Cultura Dionísio Artes e teve como diretor  diretor Mário Silva.
Os atores do Grupo Teatro Dionísio Artes interpretaram os seguintes papéis:
JESUS - PATRICIO MACEDO
CAIFÁS - JOEL JACOBINA
ANÁS- INÁCIO JUNIOR
MARIA- ROSA MARIA
PEDRO- MAGNO FAGUNDES
MARIA MADALENA- FABRICIA
DIABO - JOSÉ PASCOAL
CHEFE DO SOLDADO- RICADO LIMÃO
SOLDADO- EVANILDO MACEDO
SOLDADO- FRANKILIN SILVA
SOLDADO- ERINEI
ANJO DO TÚNULO - MARIANA VITÓRIA
PILATOS- IVAN AQUINO
HERODES- UBIRAJARA SANTOS
ANJINHOS- CRIANÇAS DO CURSO LIVRE DE TEATRO INFANTIL