sexta-feira, 3 de maio de 2019

PAIXÃO DE CRISTO EM OUROLÂNDIA





No dia 17 de abril por volta as  20:30 horas aconteceu na cidade de Ourolândia mais uma edição da Paixão de Cristo, este projeto foi uma realização do Colégio Estadual de Ourolândia que envolveu os alunos de História do Professor Lenivalter Machado e da Professora Marihen Nogueira. Os Professores ligaram a máquina do tempo e conduziram seus alunos a viajarem para para o ano 33 da Era Cristã, eles fizeram uma verdadeira viagem pelo Império Romano, conheceram e compreenderam a forma política e religiosa que imperava no mundo naquele momento histórico, entenderam através da linguagem teatral quem foi Jesus Cristo, Herodes, Pilatos, Tibério e os Sacerdotes Anais e Caifás. Mas para que tudo ocorresse com êxito os professores solicitaram aos seus discentes que pesquisassem sobre a História daquela civilizaçao e as formas como as pessoas se vestiam comiam e se comportavam naquela época.
Fiquei muito feliz quando conversei com os Professores sobre a montagem da Paixão de Cristo, eles aceitaram de imediato. Coloquei  as limitações da Direção, mas que isso não seria nenhum impecilho para desenvolvermos o projeto. Pois o caminho seria buscar parcerias que seguissemos em frente com o nosso objetivo. Mas neste momento o nosso maior inimigo seria " o tempo", estávamos entre a cruz e a espada se fôssemos buscar patrocínio para adquririrmos os materiais estruturais para que a peça acontecesse não conseguiríamos ensaiar. Optamos por ensaiar e não irmos atrás de recurso financeiros. Como sou membro da Associação Beneficente de Teatro Dionísio Artes, levei o assunto aos membros do Grupo e eles se colocaram a disposição emprestaram figurinos, acessórios e matrtiais cenográficos como as cruzes, pedestais, palco enfim toda estrutura para que tudo fosse um sucesso. Os artistas do Dionísio Inácio Júnior, Luan Vitor, Ivan Aquino, Ramille Júnior, José Pascoal, Manoel Farias e Rosa Maria apoiaram este desafio.  Para que tudo ocorresse com êxito, os professores cuidaram da parte pedagógica. 
A preparação do elenco ficou por minha responsabilidade para isso Ministrei uma Oficina de Teatro com Jogos Teatrais e Jogos Dramáticos que ocorreram nos três turnos a companhados dos ensaios, o Ator Raimundo Neto do Grupo Dionísio se deslocou de Jacobina várias vezes para fazer marcação de cenas em  Ourolândia. A  Companhia de Teatro Castro Alves  que é formada pelos eis alunos:Bruno Vinicius, Uliane, Luane, Paula Pamela e Anselmo que  também nos apoiaram na realização deste projeto.
Os alunos do Colégio Estadual de Ourolândia que participaram da peça teatral a Paixão de Cristo foram das seguintes séries: 1º A Kauan Matos Pereira, Gilvano, Murilo Silva Souza, Jonatas Conceição dos Santos, Luiz Gustavo J. Santos, Stênio, Landro, Aiunny Raissa Freire Santos, Kemilly Nascimento Moreira Lima Freire, Maque Marlen Oliveira da Silva, Brenda Gabrielly Felix Coutinho, Iandro Marcelino Silva, Luiz Emanuel Oliveira Soares, Gilvan Santos Oliveira, Alana Nascimento 1º B Karyne,Gislaine, Marília, Letícia,Igor, Adriano, Franciele, 1º C Geovanilto,Tássia, Sabrina, Renato Vieira da Cruz, Genival marian C. Neto 2º A  Byanca, 2° C Gean, Clemerson,Jéssica 3º A Lucas e Valdir Júnior,
A peça teve início com o ator Ivan Aquino( Espirito de Deus) e Atriz Maise ( Anjo) ambos do Grupo Jacobinense de Teatro Dionísio Arte. 

O Sermão da Montanha é um momento em que Jesus Cristo, fala a todos que o acompanham sobre o caminho que devemos trilhar para alcançarmos  a salvação divina, ele fez o uso  das parábolas para que o povo compreendessem seus ensinamentos, o Grande Mestre desbloqueia a mente dos seus seguidores com palavras recheadas de amor e sabedoria.O ator Raimundo Neto do Grupo de Teatro Dionísio Artes fez o papel de Nosso Senhor Jesus Cristo.
A Santa Ceia foi outro momento marcante naquela   encenação, pois Jesus alem de se despedir dos seus discípulos, ele  conforta os mesmos com suas sabias palavras de  amor ao próximo.






 Cirineu ajuda Jesus a carregar a cruz sétima cena, Verônica enxuga o rosto de Jesus oitava cena, a décima cena foi a crucificação e a ressurreição de Jesus foi última cena apresentada.







.
JESUS FOI TENTADO PELO DIABO
O Diabo tentou Jesus,  quando o seu corpo se encontrava debilitando, essa cena mostra o conflito vivido entre a carne e espírito. JESUS nos mostrou que a carne é fraca, porém o nosso espírito é forte e  nos podemos as tentações assim como ele venceu buscando o auxílio divino. O nosso fortalecimento espiritual conseguimos  através das orações e com nossa fé em Jesus e no Pai Eterno.
JUDAS TRAÍ JESUS
A Traição de Judas é uma cena que mexe muito com o espectador, até hoje busca se entender o que levou Judas a cometer tal ato. Foi só a ganância por dinheiro? Ele  conviveu com Jesus, porque ele fez isso?  Ele não resistiu as tentações da carne? Durante os ensaios foram feitas várias indagações sobre o que levou Judas a trair Jesus e depois se matar? Segundo Jean aluno do 2 C: A Paixao de Cristo e um espetaculo muito dificil de se fazer, acrescentou que para ele foi muito complicado  fazer o personagem de Judas,  porque ele nunca se viu traindo Jesus.
O BACANAL DE HERODES
Após ser preso no Horto das Oliveiras, Jesus foi conduzido ao Rei Herodes este se encontrava em festa com seus amigos  em homenagem ao Deus Baco, ficou irritado com os Sacerdotes Anas e Caifas e mandou todos para Pilatos. O Personagem de Herodes foi interpretado por Bruno Vinicius membro da Companhia de Teatro Castro Alves, Pilatos foi vivenciado pelo eis aluno Anselmo Silva, os Sacerdote Anas Luan Vitor e Caifas foi interpretado por Mário Silva ambos membros do Dionísio Arte.
O encontro de Jesus com Maria foi uma cena bastante emocionante, a Professora Marihen Nogueira foi quem interpretou este personagem o qual fez um belíssimo papel.
A  Professora Naiara  fez o papel de Veronica emocionou a todos com o seu canto após enxugar o sangue do rosto de Nosso Senhor Jesus Cristo.
A CRUCIFICAÇÃO
JESUS foi crucificado entre dois ladrões interpretados por Renato aluno da escola e por João Vitor aluno-ator do Curso Livre de Teatro Infantil de Jacobina.
RESSUREIÇÃO
No terceiro dia quando  Maria Madalena foi ao túmulo ficou assustada por não ter  encontrado  o corpo de Mestre, mas ela foi conformada por dois anjos que lhe aparecereceram anunciando que Jesus tinha ressucitado. As atrizes Paula e Pamela da Companhia de Teatro Castro Alves foram os Anjos da anunciação.  Foi um espetáculo muito emocionante.