domingo, 15 de janeiro de 2017

PEÇA TEATRAL O FANTÁSTICO MISTÉRIO DA FEIURINHA




Foto: Marihen Nogueira
No dia 16 de dezembro ás 19:00 horas no Centro Cultural  Professor Edmundo Isidoro dos Santos, na rua Melchior dias número 21 na cidade de Jacobina-Bahia, aconteceu a apresentação da Peça Teatral O Fantástico Mistério da Feiurinha. Texto de Pedro Bandeira e Direção e adaptação de Mário Silva e Mariana  Antunes  sob a coordenação de Rosa Maria Antunes de Menezes Silva. O espetáculo foi encenado pelas vinte e sete crianças do Curso Livre de Teatro Infantil. Estiveram presentes pais, amigos , convidados e apoiadores. A peça teatral contou a história do desaparecimento da princesa Feiurinha. Diante disso começa a busca incansável dos Caios, das princesas : Branca de Neve, Cinderela, Rapunzel, Bela Adormecida, Bela-Fera e a Senhorita Chapeuzinho Vermelho para saber o paradeiro da mesma.
Foto: Marihen Nogueira
Foto: Marihen Nogueira 
Foto: Marihen Nogueira
As personagens dos contos de fada  nunca tinham vivido um fato dessa natureza depois que passaram a viverem felizes para sempre, todos esses personagens dos contos de fadas estavam preocupados com  o destino da Feiurinha e com o futuro deles . Por isso tinham que descobrir o que causou tal fato, resolver o problema do desaparecimento da heroína dessa história era uma questão de sobrevivência e solidariedade.

Foto:Marihen Nogueira
Foto:Marihen Nogueira
 Os nossos alunos-atores navegaram no mundo mágico do teatro depois de muitos ensaios e técnicas de interpretação, memorização, postura cênica mostraram em cena tudo que aprenderam nas nossas aulas. Foram nos   jogos teatrais que os alunos-atores aprenderam a improvisar, criando e resolvendo situações, contribuindo para vencer a timidez, desenvolver a oralidade e controlar o emocional.
Foto :Marihen Nogueira
Foto: Marihen Nogueira
O trabalho com teatro infantil requer bastante cuidado, principalmente porque  é na infância que ocorre o processo de formação do ser humano. A criança cria e recria seu  mundo utilizando o tempo inteiro a  fantasia e  a  imaginação  ao brincar, correr pular e fingir que é outro ao imitar o papai, mamãe, vovô, vovó , o que não falta é criatividade!.
 Já sabemos que nossos alunos-atores são criativos, diante disso confesso que um dos momentos mais delicado  e minucioso ao trabalhar com o teatro infantil é o momento da  escolha do texto, por que chegou  a hora deles viajarem nos seus respectivos personagens e se transportarem para outros mundos. Ao Compreenderem que estão fazendo uma obra de arte desde os ensaios até a conclusão do espetáculo.

 A peça que eles encenaram este ano  fizeram refletir sobre o que é ser feliz para sempre e também sobre a necessidade de registrarmos as histórias para que não se perca no tempo.


Este Curso Livre de Teatro Infantil é um projeto sócio  cultural, que nós criamos desde o ano de 2003 não com a finalidade de transformar crianças em atores, mas oportunizar a todos os participantes desde cedo o contato com a linguagem teatral. É bom lembrar que poucos  tem acessos a bens culturais durante a infância, logo , sendo este um dos nossos objetivos , proporcionar a inserção sócio cultural compartilhando  com a sociedade a nossa arte de representar.

Nós como uma forma de agradecimento aos nossos parceiros que nos apoiam no projeto todos os anos escolhemos um para homenagearmos dando o titulo de padrinho da turma, este ano foi a vez do empresário Luciano Macedo dono da Rede de Hotel da  Missão.Aproveitamos e agradecemos também a parceria do Suporte Pré-Vestibular, Posto Avenida, Concesil, Ednailsom, Dr. Cicero Monteiro, Stúdio Almarcks, Cleval, Explosão Calçados, Eco Mármore, Rrª Roccio.



Para nós é com grande satisfação que concluímos mais um ano do nosso projeto de teatro para crianças que aconteceram todos os sábados do mês de março a dezembro de 2016 , das 09:00 ás 11:00.


O elenco e os personagens
Caio 1- Gabriel
Caio 2-  Ubirajara Santos
Caio 3-  Dionísio Neto
Caio 4-  Pedro
Caio 5- Breno
Caio 6- Hiago
Branca de Neve- Maria Caroline
Cinderela- Mayse
Rapunzel- Paloma
A Bela-Fera- Arizla
A Bela Adormecida- Emilly
Chapeuzinho Vermelho- Alycia
Escritora 1- Agatha
Escritor 2 – João Vitor
Escritora 3- Maria Helice
Pai de Feiurinha- Hernan
Mãe de Feiurinha – Fernanda Nunes
Feiurinha- Isabel
Príncipe- Felipe
Jerusa- Evelliny
João – Guilherme
Bruxa Malvada- Kaline
Bruxa Ruim-Ana Paula
Bruxa Pior Ainda- Ana Clara
Bruxa Tremenda- Paula
Bruxa Terrível – Maria Eduarda
Bruxinha Bonitinha- Camila
Bruxinha Belezinha- Naiara