quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Curso Livre de Teatro de Infantil de Jacobina- Apresenta a peça teatral: O Mágico de OZ

Foi com muita alegria que o ator e diretor de teatro Mário Silva juntamente com sua esposa Rosa Maria que é coordenadora Curso Livre de teatro Infantil de Jacobina,  comemoraram os dez anos de existência do mesmo  com a montagem e encenação  da peça teatral: O Mágico de OZ.No decorrer de  todos esses anos, muitas crianças e adolescentes encenaram diversos  espetáculos como conclusão do curso,o primeiro trabalho a ser realizado no projeto  foi a peça teatral A Bela Adormecida no ano de 2003.  Os idealizadores do curso todos os anos escolhem um empresário que são parceiros do  curso para homenageá-lo, este ano foi a vez do empresário Antônio que é dono do Supermercado AS.

Diretor Mário Silva, coordenadora Rosa Maria, Sr. Antônio empresário homenageado

Este Trabalho desenvolvido pelo ator e diretor de teatro Mário Silva e sua esposa Rosa Maria Menezes,tem como objetivo oportunizar as crianças e adolescentes o contato com o teatro através das aulas que ocorrem todos os sábados das 09:00 ás 11:00 Colégio Suporte Pré-Vestibular.Mas para que este trabalho tivesse  êxito esperado eles também contaram com o apoio de alguns empresários da cidade que apoiam o projeto.
Dorothy Gisele , fada do Norte Maria Eduarda ( Duda)
Este ano a peça teatral escolhida foi o Mágico de OZ, esta obra é considerada um verdadeiro clássico da literatura, a adaptação foi feita pelo diretor Mário Silva a cenografia e figurino ficou por conta da Rosa Maria Menezes nesta noite o Centro Cultural de Jacobina teve lotado com mais de 250 pessoas.

Camponesas: Amanda, Aninha Bauer, Beatriz, Agatha

Durante as aulas de teatro os alunos tem a oportunidade de conhecerem técnicas de memorização, técnicas de expressões corporais e faciais, expressões vocais, além dos jogos teatrais que são desenvolvidos durante todo desenrolar do Curso Livre de Teatro Infantil.Quando  chega o momento  de encenar uma peça  desta natureza eles estão prontos para mostrarem o que aprenderam na teoria e na pratica. 
Estpantalho- Mariana Vitória

No decorrer do das aulas os alunos também aprendem improvisar,a técnica de improvisação, é de suma importância não somente no teatro, mas também para a vida. Como no teatro os atores as vezes se vê diante de uma situação inesperada, assim também as vezes pode acontecer na vida. Segundo Fernando Peixoto: o teatro é um jogo de emoções, palavras, e sentimentos, quando os atores encenam eles estão jogando e como todo jogo existe regra. O teatro ensina a pensar e agir diante dos obstáculos e mostra aos envolvidos que para o sucesso de  um trabalho teatral toda a equipe precisa está unida, entendem que precisam compartilhar um com os outros o sucesso e alegria e que o que ocorre no palco é fruto de um esforço  coletivo.
Totó - Mel, Dorothy - Gisele, Espantalho Mariana Vitória

Segundo Mário Silva eles aprenderam bastante com o texto a importância de acreditar em si mesmo  ao vivenciarem o mundo Mágico de OZ, desde o contato com o texto, as leituras dramáticas, os ensaios até o momento da encenação do mesmo 
Homem de Lata Tiffany
O  personagem de Dorothy, mostrou a todos que nunca devemos desistir dos nossos objetivo por mais difícil que pareça, ao encontrar com o Espantalho, O Homem de Lata e o  Leão convidou todos para irem com ela a Cidade das Esmeraldas em busca da realização dos seus sonhos.O Espantalho tudo que queria era um cérebro para poder pensar, o Homem de Lata um coração para amar e o Leão coragem para ser o rei dos animais e ela só queria voltar para casa. Os alunos-atores deram um verdadeiro show de interpretação ao vivenciarem seus papéis com determinação convencendo o público do que viam diante dos olhos, pois podemos também dizer que o teatro é a arte de ver, sentir, perceber convencer e emocionar.Alguns dizem que o teatro é o espelho da vida. Na verdade os todos os jovens atores através do texto deu uma lição de vida e de encenação aos presentes.