sábado, 24 de maio de 2014

PAIXÃO DE CRISTO EM OUROLÂNDIA / GRUPO DE TEATRO DIONÍSIO ARTES



Soldados Romanos colocam uma coroa de espinho em Jesus
No momento em que esta representando o ator vivencia uma  outra personalidade cheia vontades desejos anseios e sentimentos, as angustias, lutas e sonhos, quando Jesus foi levado a presença de Pilatos, os dois atores vivem intensamente o conflito dos seus respectivos personagens, mas para que chegasse ao ponto que chegou os atores Franklin  Silva(Jesus) e Ivan Aquino (Pilatos) ensaiaram e pesquisaram bastante  sobre a história de Jesus.

 Pilatos (Ivan Aquino) interroga Jesus(Franklin Silva) 
O respeitado Grupo de Teatro Dionísio Artes da cidade de Jacobina juntamente com o Professor Jacimário Alves e os alunos do Colégio Estadual de Ourolândia fizeram uma maravilhosa apresentação da peça teatral: O Martírio. A Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo,o espetáculo aconteceu no dia 08 de dezembro de 2010 ás 20:00 horas,no Centro de Qualificação Pedro Edson, o ambiente ficou lotado. Durante toda encenação o público presente se emocionaram com a brilhante encenação  feita pelos atores Franklin Silva(Jesus), JoelJacobina(soldado),UbirajaraSantos(Herodes),IvanAquino(Pilatos), Ricardo Limão( Chefe dos soldados),Lucas Matheus(soldado), Caroline Mota(Maria Madalena),José Pascoal( Diabo) e Inácio Júnior(Judas),Alexandre Melo(Caifás) Vânio( Anás), a atriz Rosa Maria ficou responsável pelo figurino,os discentes fizeram personagens coadjuvantes e figurantes a direção ficou por  conta de Mário Silva que é o nome artístico do docente. 
 Sermão do Monte os apóstolos aguardam a chegada do mestre Jesus

A montagem e realização desta peça foi  a abertura do 4º MARCO(Movimento de Arte Educação e Cultura de Ourolândia), para isso foi necessário o empenho e dedicação de todos os envolvidos, segundo o diretor artístico do espetáculo Mário Silva uma das alternativas encontradas para  dinamizar os ensaios foi ensaiar uma parte do elenco  em Ourolândia e os outros em Jacobina, já que os personagens centrais eram os atores do Grupo de Teatro Dionísio, naquele momento a ideia  foi aceita por todos, pois era   também um  meio de diminuir os custos, já que não dispunham de recursos suficientes  para cobrir as despesas referente a  passagens, alimentação e hospedagem.


 Jesus ensina ao povo
 Mas a gana fazer o teatro  acontecer  naquele momento superava  todas as dificuldades os atores do Grupo de Teatro Dionísio Artes juntamente  com o diretor chegaram a um acordo, no decorrer  da semana eles ensaiavam  em Jacobina, e nos finais de semana iriam ensaiar em Ourolândia com o restante do elenco. É bom lembrar que todos os que  se envolveram neste projeto foram voluntários, ninguém recebeu nada pelos serviços prestados, não mediram  esforços para contribuírem para a realização deste projeto que foi de suma importância para a cidade de Ourolândia. Quando não encontravam locais disponíveis para realizarem seus ensaios chegaram a ensaiar na Praça Ouro  Branco, Mercado Municipal , na quadra de esporte no Colégio Estadual de Ourolândia e no próprio Centro de Qualificação de Professores Pedro Edson, os ensaios aconteceram de domingo a domingo.
 Jesus e os discípulos

A produção e encenação de uma peça desta natureza não é fácil  principalmente que envolve um árduo trabalho de preparação de atores desde a  compreensão até a interpretação de um texto e além havia o fato dos alunos não tinham experiência naquele tipo de linguagem artística não conheciam os passos para uma encenação com tamanha grandiosidade e produção. Para isto foi necessário realizar uma oficina de teatro de preparação de atores na qual foram aplicados jogos teatrais, jogos dramáticos, no decorrer foram trabalhadas as técnicas: técnicas de interpretação, memorização, expressão corporal,  expressão vocal e expressão facial e  improvisação.  


Jesus reunidos com seus apóstolos na Santa Ceia

Os iniciantes (alunos) aprenderam durante as oficinas que tudo que acontece no palco não é por uma acaso por onde o ator anda, para  , senta, corre ou cai é determinado pelo diretor teatral isto é conhecido no teatro como a marcação da peça outro ponto importante é a posição  que o ator se encontra em cena no momento em  que ele congela ou para, anda, senta ou cai recebe o nome de posição cênica. 

Jesus no Monte das Oliveiras
Mas como a peça iria acontecer em um espaço fechado no que tecnicamente é chamado de Teatro de Caixa esse estilo foi criado pelos italianos, o palco nesse caso é considerado  uma caixa de surpresas tudo que iria ocorrer seria de forma artificial e mágica, para isso o diretor precisou contar com uma boa equipe técnica na área de sonoplastia e iluminação. Não podemos esquecer que outro elemento importantíssimo no teatro é a maquiagem, no nosso cotidiano geralmente as pessoas em especial as mulheres utilizam a maquiagem com o intuito de torna-se mais bela ou atraente ou de acordo com o ambiente em que irá. Já no teatro a maquiagem tem um outro significado e exige um profissional que tenha bastante habilidade e competência na área, no teatro o objetivo da utilização da maquiagem no  teatro é  transformar o ator em personagem por exemplo um jovem irá interpretar um velho, um leproso, um acidentado.
Judas(Inácio Júnior) e Anás (Vânio)
O teatro é uma das mais importantes linguagens artísticas, através desta arte o homem universal (ator) pode demostrar o que pensa e o que sente e o outro (espectador) compreender imediatamente o conflito sem necessariamente o uso da expressão vocal somente através do uso das  expressões  facial ou corporal, pode se naturalmente entender o que determinada cena quer passar. Isso fica bastante claro quando o Sacerdote Anás( Vânio) efetua o pagamento a Judas(Inácio Júnior) entregando-lhe as moedas por ter-lhe entregado Jesus.
Jesus(Franklin Silva)  e Judas(Inácio Júnior)

Nesta outra cena é visivelmente clara a mudança de expressão facial e corporal do ator Inácio Júnior ao interpretar Judas no momento do encontro  com Jesus.
 
O Rei Herodes ( Ubirajara Santos)


 A arte teatral é algo que é difícil de explicar o ator  Ubirajara Santos até hoje não cansa de se recordar do momento que deu inicio a apresentação desta peça em Ourolândia, ele ficou impressionado para ele tudo foi  mágico, surpreendente, ficou sem palavras diante do que estava acontecendo, a sua concentração chegou a deixa-lo mergulhado neste espetáculo que tem como gênero a tragédia e vem carregado de dor tristeza e reflexão. Uma peça desta natureza não existe data nem época para ser colocada em cartaz, por que ela mostra importância de preservar os valores familiares e cristãos e através da encenação contribui para que muitos possam compreender o que Jesus veio fazer na terra. Além de oportunizar o publico a assistir a uma peça teatral, sabemos que muitos só foram ao teatro por causa da temática da peça que toca qualquer cidadão com a mensagem de amor que deixada pelo por Nosso Senhor Jesus Cristo no final.  Imagine você contar uma historia que aconteceu a mais de dois mil anos em duas horas e emocionar a todos os presentes, tudo  isso só é possível através da arte teatral que  é uma arte viva, mas para isso os atores  precisam de horas de estudo, pesquisa e dedicação.
   

Jesus é conduzido ao calvário

O leigo acredita que é fácil fazer teatro, não sabem o trabalho que dar para se realizar a produção de uma peça de teatral, muitos acham uma encenação desta natureza bonita, ótima, maravilhosa, mas não imaginam o investimento que acontece para acontecer uma apresentação que durou quase duas horas de encenação. Para conseguir o  êxito visto por todos foi necessário o apoio de alguns amigos por exemplo os figurinos, as cruzes, pedestais, chicotes, sandálias dos soldados, em virtude do não possuir estes materiais  tomou emprestado A Comunidade da Areia Branca na cidade.

Jesus é conduzido paraPilatos

Não podemos esquecer  que as  primeiras manifestações teatrais foram inseridas no Brasil pelos Jesuítas durante o período  colonial, eles faziam encenações de autos com a finalidade de  catequizar os índios sobre a existência de um  Deus único e verdadeiro, utilizavam da linguagem teatral para fins educacionais.
 Pilatos lava as mãos

O teatro é uma  linguagem que serve também para educar  como também pode ser uma arma como disse um dia o saudoso Augusto Boal. Este texto sobre O Martírio de Jesus é um dos que mais pode abrir a mente das pessoas sobre a opressão que os poderosos impunham aos menos favorecidos. Nesta cena está presente os ator Ivan Aquino( Pilatos ) e a aluna Amanda ( Serva do Palácio) estão representado um dos momentos mais decisivos da peça que é o momento em que Pilatos lava as mãos e entrega Jesus os sacerdotes  crucificá-lo.


Jesus carregando a cruz

O trabalho de dedicação  dos atores do Grupo de Teatro Dionísio Artes é uma das marcas registradas do mesmos, eles fazem tudo com amor, dedicação e conhecimento de causa, estes se deslocaram de Jacobina para Ourolândia não foi somente no dia  da apresentação é bom lembrar que vieram durante  todos os ensaios  que foram quase três meses. Durante o período que  estiveram   presentes  na cidade para ensaiar tiveram como estadia a Casa dos Professores, lá eles dormiram, como não existiam camas para todos alguns improvisavam dormidas em sofás ou no chão mesmo.  Quanto a alimentação alguns tentavam improvisar, mas quem acabou cozinhado para todos foram  as atrizes Caroline Mota e Rosa Maria Fazer arte não é fácil. Esse período foi meio conturbado para o diretor Mário Silva por que além de ter que preparara os atores  para a realização deste drama que seria O MARTIRIO! A MORTE E A RESSUREIÇAO DE JESUS CRISTO, faltando menos de um mês para a apresentação da peça sua filha  a atriz Mariana Antunes foi submetida a uma operação.        
Jesus crucificado

Acreditamos que pela primeira vez na cidade de Ourolândia foi apresentado um espetáculo teatral referente a Paixão de Cristo, este com certeza marcou a história do município naquele momento histórico. Todos tiveram oportunidade de assistir uma peça de qualidade e gratuita e o mais importante que tem como temática o Cristianismo, já que somos um país  Cristão.

Jesus foi crucificado entre dois ladrões
De início muitos estranharam a montagem desta peça em uma época fora da Semana Santa. Mas para a surpresa de todos o ambiente ficou lotado e acharam que foi uma maravilha.  
A ressurreição de Jesus
Na peça teatral O Martírio. A Morte! E a Ressureição de Jesus Cristo foi uma  peça que  mostrou aos alunos e a necessidade de se ter um bom conhecimento no que se refere  a técnica de maquiar. O público deu a resposta quando na plateia encontrava varias pessoas chorando diante da historia que estava sendo encenada.