quinta-feira, 16 de abril de 2015

Filme " Janela da Alma"

 
Janela da Alma
Direção: João Jardim e Walter Carvalho | 2001 | 73 minutos | Brasil

Com entrevistas com personalidades como o escritor José Saramago, o cineasta Win Wenders, o multi-instrumentista Hermeto Paschoal e o neurologista Oliver Sacks, todos com algum grau de deficiência visual, o filme discute como essas pessoas se veem e veem o mundo e como o que se vê - ou se deixa de ver - pode moldar a personalidade dos indivíduos.

É legal porque: discute o significado de ver ou não ver em um mundo saturado por imagens e traz revelações surpreendentes sobre a forma como cada um dos personagens lida com suas deficiências, que vão da miopia à cegueira total.

Ponto alto: o depoimento da cineasta Agnès Varda - de 01:01:51 a 01:05:00 - em que ela relata uma cena que ocorrida em 1966 com o seu marido, Jacques Demy. Numa filmagem ao lado da linda e jovem Catherine Deneuve, o homem começa a colocar seu suéter. Seus movimentos e sua vagarosidade são tão curiosos que, a partir de um momento, o olhar-câmera da cineasta se fixa nele. Anos depois, Varda reflete que apenas seus olhos enamorados poderiam ter registrado a cena daquela forma, sem desviar o foco de Demy.
Fonte:
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário