1- TER DOMÍNIO DO TEXTO
2- SABER IDENTIFICAR A COMPOSIÇÃO DA PERSONAGEM E ANALISAR QUAIS AS REAÇÕES E
AÇÕES DELE NA RELAÇÃO COM OS OUTROS.
3- MANTER A COMPOSIÇÃO DESSE PERSONAGEM ATÉ O FIM DA APRESENTAÇÃO.
4- MANTER A CONCENTRAÇÃO ATÉ O FIM DA PEÇA.
5- DEIXAR O CORPO PRONTO PARA QUE A VOZ POSSA FLUIR SEM BLOQUEIOS OU INIBIÇÕES.
6- SABER USAR A VOZ COMO SE FOSSE UM DIAPASÃO DE MÚSICA, VARIANDO A TONALIDADE
E INTENSIDADE DE ACORDO COM AS INFLEXÕES CORRESPONDENTES AS EMOÇÕES.
7- PROJETAR A VOZ AO INVÉS DE GRITAR, POIS O GRITO MUITO ALTO DISTORCE A
COMUNICAÇÃO, E A IMPOSTAÇÃO TORNA MAIS AUDÍVEL E NATURAL A VOZ.
8- ARTICULAR BEM AS PALAVRAS PRONUNCIANDO SÍLABAS POR SÍLABAS DE FORMA NATURAL
PARA NÃO PARECER ARTIFICIAL OU ANTI-NATURAL.
9- SABER CONTRACENAR ENQUANTO O OUTRO FALA PRESTANDO ATENÇÃO PARA DAR IDÉIA DE
QUE O OUTRO VAI NOS DAR UM CONTRAPONTO PARA AS NOSSAS REAÇÕES.
10- EVITAR EXCESSO DE CARICATURA PARA NÃO ULTRAPASSAR O LIMITE DO PERSONAGEM E
NÃO DESCARACTERIZÁ-LO.
11- ANALISAR O MEIO SOCIAL, GEOGRÁFICO, CULTURAL E OUTROS ATRIBUTOS EM QUE O
PERSONAGEM VAI AGIR E SABER A LINHA DE SUA COMPOSIÇÃO TIPOLÓGICA.
12- TER CONSCIÊNCIA DE QUE O TEATRO NÃO É UM CAMPO PARA VAIDADES PESSOAIS E O
COLETIVO DEVE PREDOMINAR SOBRE O INDIVIDUAL.
13- MANTER A FÉ CÊNICA NO QUE O PERSONAGEM ACREDITA, ESTUDAR CUIDADOSAMENTE AS
INTENÇÕES DO SEU PERSONAGEM (NA RELAÇÃO COM O CONTEXTO DA PEÇA), SENTIR PRAZER
E COMPROMISSO POR ESSE MOMENTO "MÁGICO".
14- O ATOR TEM QUE TER COMPROMISSO COM SUA ARTE.
15- DISCIPLINA E RESPEITO.
(A imagem é para pretigiar minha querida amiga - a atriz Flávia Tavares - em
cena na peça "Adriana, um convite para lucidez")
Por Cris Araújo
Postado por FONTE DE EXPRESSÃOàs 07:01
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