Mais uma vez fui convidado pela direção do Colégio Estadual
de Ourolândia para participar do
PROEMI- Programa Ensino Médio Inovador,neste novo molde proposto que seria o aluno
vir a escola no Horário oposto para participar das oficinas. Este ano na nossa
escola houve uma mudança, o professor teria que apresentar uma proposta a ser
desenvolver dentro do seu horário de aula normal. Para desenvolver a minha oficina apresentei a escola um projeto para trabalhar com a linguagem teatral.
Wenha, Marcelo, Anselmo e Edmária |
Para
interpretar precisa-se de
muita dedicação para poder vivenciar
seus respectivos personagens, que envolve leitura, memorização, pesquisas , ensaios e técnicas é nos jogos teatrais que são desenvolvidas algumas habilidades como concentração, oralidade, improvisação, expressões faciais corporais e interpretação, além do entrosamento do grupo contribuindo para o processo de socialização dos discentes.
Wenha, Professor Jacimário, Pâmela, anselmo, Edmária |
No segundo momento apresentei a eles o texto teatral Castro Alves que
foi
escrito por
Cleise Mendes, nesta obra a autora faz uma verdadeira viagem ao Brasil
do século XIX ela nos mostra não só
a luta do poeta pela libertação dos
escravos, a peça aborda também fatos como Guerra
Franco Prussiana e a Guerra do Paraguai. O contato dos participantes com
o esta obra permitiu a eles conhecerem e vivenciarem um pouco
da história do artista com suas
fraquezas, anseios, sonhos, lutas, decepções e amores, a autora faz um
recorte da vida do artista, ela também nos deu uma oportunidade de
conhecermos um
pouco, a memória, os costumes e os padrões comportamentais do nosso país
naquele momento histórico.
Vitória |
O ensaio é uma das fases mais
importantes do processo de montagem do espetáculo teatral, pois é ali que ocorre
as construções das cenas e dos personagens, naquele momento em que todos estão
tensos com medo de errar o texto, geralmente a maioria das pessoas que começam
a fazer teatro pensam que memorizar o texto é tudo. Com o decorrer dos ensaios
os alunos-atores vão entendendo que não é, o ator tem muito que aprender até a
peça ficar pronta, por exemplo irão entender que não
pode andar por onde eles querem no palco, e
sim por onde o diretor determina isso se chama
marcação de cena. Nesta etapa também irão aprender que a posição cênica é a posição que é o ator se
encontra em cena, por isso a exigência da presença de todos nos ensaios para escutarem e entenderem as orientações da direção do espetáculo.
Luma e Taís |
Foi nos ensaios é onde os
alunos-atores aprenderam com os “erros ” geralmente as cenas são voltadas várias vezes
até ganhar “perfeição”, todo esse processo não teríamos como fazermos nos horários das aulas
normais. Quando aceitei fazer parte do projeto neste formato tradicional, já tinha
conhecimento das dificuldades, e limitações de tempo, em virtude de saber
tudo isso foi que tratei logo de ir sensibilizado os discentes que provavelmente precisaríamos fazermos alguns ensaios em horários opostos
para limpar as cenas.
Quando chegou o momento de
fazermos os ensaios em turnos vespertinos e noturnos não encontrei nenhuma
dificuldade por parte dos alunos, sempre que foram
convocados a maioria estavam presentes, os outros que faltavam eram porque
moravam nos povoados e não tinham como estarem presentes. O contato com o
teatro fez com que o discente descobrissem outros mundos ao viajarem pelo mundo da
imaginação e da fantasia, a montagem da Peça Teatral Castro Alves é uma prova
disso possibilitou a todos conhecerem a época em que viveu o poeta dos escravos.Para isso fizeram um minucioso trabalho de pesquisa sobre a vida doa artista.
Esta oficina de teatro contribuiu
muito para o desenvolvimento da leitura e da interpretação do texto, proporcionou
a todos a oportunidade de fazerem múltiplas leituras, por que para se fazer
teatro precisa-se entender outras manifestações artísticas como por exemplo: a
pintura, a escultura, a música, a dança, não podemos esquecer da moda, por que
o figurinos também tem que ser estudado e fala ao seu tempo.
Jacimário Alves da Silva