A partir da reconstrução
histórica aqui apresentada, identifique
individualmente e em grupo — os
desafios que permanecem para o ensino médio na realidade brasileira e levantem
possibilidades de explicação para eles.
É bom lembrarmos que a
escola que conhecemos hoje, surgiu em
fins do século XVI e ao longo do século XVII e foi intitulada pelos
historiadores da educação como Escola Moderna. Antes disso, tanto nas
sociedades antigas como nas medievais já existia a preocupação com a educação
de seus jovens, que estudavam ou individualmente, sob a orientação de um
mestre, ou em pequenos grupos, independente de idade ou seriação. Adultos e
crianças frequentavam a mesma classe durante o tempo que desejassem ou
precisassem, e isso não era considerado um problema.
O tempo passou, ocorreram diversas mudanças nas áreas: políticas, econômicas e sociais, a escola não poderia
ficar inerte a todas as
transformações que ocorreram ao nosso
redor. Ao pensarmos a escola não podemos, em hipótese alguma deixarmos de lado
aspectos importantes como
formação docente, o currículo, a avaliação e metodologia de trabalho. Mas para
que a escola possa oferecer uma educação de qualidade, ela precisa superar algumas dificuldades, como por
exemplo, salas de aulas superlotadas, o
que acaba comprometendo a aprendizagem
dos discentes , e diversos fatores já conhecidos como a falta de laboratórios
para o desenvolvimento das aulas práticas,
falta de professores e além de
tudo a desvalorização do magistério.
O ensino médio como sabemos é a última fase da educação básica e é justamente nesse momento
que aparecem muitos problemas já conhecidos como a falta de docentes nas áreas de Matemática, Física, Química
já é comum na maioria das escolas públicas,
os alunos acabam concluindo o ensino médio sem o contato com essas disciplinas, muitos
não possuem coragem para enfrentar um vestibular nem participar do ENEM, porque
acham que não são capazes de passar. Além disso, é nessa fase da educação que ocorre um
grande número de evasão escolar, muitos que deixam a escola durante esse
período alegam que precisam trabalhar,
outros dizem que não estão vendo futuro em
continuar ali.
Sabemos que escola é um
espaço de direito de todos, mas se
ela não está conseguindo desempenhar o seu papel
como deveria no que se refere a uma
educação de qualidade, ela deve deixar claro o que pretende do ponto de vista
político pedagógico e o que realmente entende como missão e função.
Por: Jacimário Alves da Silva
20 de julho 2014