quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

JORNAL DO MARCO 2008


JORNAL DO MARCO 2008
(Jornal do Movimento de Arte e Cultura de Ourolândia)


MOVIMENTO DE ARTE
CULTURA E EDUCAÇAO DE OUROLANDIA

Este é um projeto desenvolvido pelo professor Jacimário Alves da Silva e tem como objetivo apresentar atividades educativas e artísticas realizadas pelos alunos do Colégio Estadual de Ourolândia, nas disciplina de Artes, História, Educação Artística e Filosofia, sendo que este trabalho irá contribuir não somente para o desenvolvimento cognitivo do aluno, mas também estará contribuindo de formadireta para o desenvolvimento sócio-cultural da cidade.
Objetivando unir o ensino e a ludicidade necessários á formação educacional, estaremos promovendo o MARCO-2008, Proporcionando um momento onde nós alunos do Ensino Fundamental ao Ensino Médio possamos mostrar as nossas produções à comunidade em que moramos.
Ao realizar um projeto voltado para Arte Educação, observamos, experimentamos e comprovamos a validade de um projeto dessa natureza.



Foto Pedro Souza e Uiliam Quintino 


ENSAIOS E EXPECTATIVAS:
ENFIM É CHEGADO O GRANDE DIA!


Foto Pedro Souza e Uiliam Quintino
Depois de tantas expectativas, preparação, ensaios e ansiedade cada vez mais presente, finalmente é chegada as tão esperadas apresentações do 2ºMARCO (Movimento de Arte Educação e Cultura de Ourolândia) que teve inicio no dia 26-11-08 as 20h05min realizado no Centro Cultural de Ourolândia na rua popularmente conhecida como rua da igreja, lá  fizeram presente um  grande número de pessoas  que
foram e caracterizaram o ambiente para presenciar e valorizar o trabalho do professor Mário e seus alunos. Apresentações que duraram pouco mais que 04h35min foram compostas por recitais de poesias de grandes poetas (como Cecília Meireles, Mario Quintana e Vinicius de Morais) apresentação da peça teatral Antonio meu santo! A valorização da cultura de Ourolândia, recital de poesias com Joabson, o desfile dos concorrentes a garoto MARCO (Marcos e Leonardo), desfile das sete concorrentes a garota MARCO: (Naiara, Taislaine, Regiane, Raiane, Ludiane, Renata e Nadiele), , a escolha do garoto e da garota marco que ficaram em 3ª lugar Taislaine, 2ª Renata. A grande nomeada em 1º lugar garota MARCO foi Ludiane e o garoto MARCO, Marcos e ainda no fim a Banda. Aprígio do acordeom

Ludiane 1º luga na escolha da garota MARCO

       1ºLugarGaroto marco (Marcos Somalha).  

A PEÇA TEATRAL ANTÔNIO MEU SANTO!
Foto Pedro Souza e Uiliam Quintino

A peça TEATRAL ANTÔNIO MEU SANTO! Escrita por João Augusto teve inicio as 08h30min está foi à história de cinco solteironas a apresentação foi realizada por alunos da 8ªsérie turma a,turno matutino sendo os personagens: Raquel (Sereco),
Lílian (Nenê) Jucione (Tônico), Jéssica (Filoca), Jucilene (Nininha), Erica (Chica) e por fim Edisandra representando (Urânia).
O intuito da peça Antônio Meu Santo era fazer com que a platéia se divertisse, e foi assim que aconteceu com as loucuras das cinco solteironas. Para arrumar um marido a qualquer custo, ou seja, através  de promessas ao santoAntônio; quando não era realizado o seu pedido o santo era castigado.


RECITAIS DE POESIAS 

 
Foto Pedro Souza e Uiliam Quintino 

As 20: 35 na abertura do MARCO o primeiro grupo a se apresentar com recital de poesias de Cecília Meireles foram os alunos da 6ª série.
  Sendo essas apresentações uma homenagem a essa grande poeta uma das suas poesias recitadas durante a apresentação foi o colar de Carolina
*Cecília Benevides de Carvalho Meireles nasceu em 07-11-1901 na Tijuca, Rio de Janeiro, e faleceu em 09-11-1964.
O segundo recital foi apresentado com poesia de um grande poeta gaúcho Mario Quintana pelos alunos da 6ª série o recital das poesias de Mario Quintana foi uma apreciação a este trabalho deste grande poeta, uma homenagem a ele. 


Foto Pedro Souza e Uiliam Quintino

As poesias de Vinicius de Morais foram recitadas por alunos da 7ª serie que foram Graziela, Francinete, Pablo, Luciana, Débora, Naiane, e Andressa. Esta foi à terceira apresentação mais uma homenagem.
O recital de poesias desses grandes poetas e teve fim às 20h35min da noite assim o início a quarta apresentação da primeira noite do marco a um grande poeta que foi Vinicius Morais. Neste recital foram recitados alguns dos seus grandes poemas como: A Foca, o elefantinho, a porta, tic-tac, a casa muito engraçada, e o pato entre outros.
*Marcos Vinicius da Cruz e Mello Morais nasceu na Rua Lopes Quintas
114- Bairro da Gávea em 19-10-1913 e faleceu em 09-07-1980.
*Mario de Miranda Quintana nasceu na cidade de Alegrete RS, no dia 30-07-1906 e faleceu em 05-05-1994.

A HISTÓRIA DE OUROLÂNDIA QUE O POVO CONTA. DIA 26/11/2008.  


                   Foto Pedro Souza e Uiliam Quintino
Alunos do Peti tiveram como objetivo resgatar e mostrar a cultura e a verdadeira identidade de Ourolândia, mostrando as riquezas do nosso município, os costumes folclóricos e ainda algo muito importante que é o motivo do seu nome, das modificações que a ela foram ocorridas. Citando assim a sua emancipação em 1990 tendo como riqueza maior o MÁRMORE, e como complemento a agricultura que é tratada como um meio de sobrevivência para os agricultores.
Ourolândia teve primeiramente o nome Engenho velho pela predominância da plantação da cana-de-açúcar. Depois ao longo do tempo com as mudanças que foram ocorrendo na região o seu nome foi modificado para Ouro Branco, sendo a causa dessa modificação ocorrida por causa da plantação de algodão.

OUROLÂNDIA REVELA NOVO TALENTO:
 JOABSON AMORIM,O MAIS NOVO POETA

Foto Pedro Souza e Uiliam Quintino
Joabson felix foi uma das revelações que marcou o evento recitando uma poesia da sua própria autoria:
  MINHA QUERIDA OUROLÂNDIA
Ourolândia quem anda lá se encanta quando falo naquele lugar no pensamento mim vem algumas lembranças. Lembrança como Rio Vereda, Toca dos Ossos e até mesmo Pingadeira há que saudades da minha terra foi lá que nasci e vivi os melhores momentos da minha infância, que saudades dos meus tempos de crianças lá é a capital do MÁRMORE uma linda pedra que é retirada do corpo daquela menina. A menina de quem eu falo é OUROLÂNDIA uma pequena criança é por ela que seu povo se espelha é com orgulho que seu sangue corre em minhasveias.Eu tenho orgulho de ser ourolândense  pois ela é fruto e eu sou semente.


UMA ARTE HISTÓRICA CULTURAL: A  CAPOEIRA!
 Esta foi uma breve demonstração da capoeira que foi um movimento que se desenvolveu sobre tudo na Bahia. Foi o suficiente para mostrar os valores dessa herança. Um grande número  de alunos lutaram capoeira.
 Entrevistando o contramestre        

 Silvanio, 20 anos casado um filho residente de casa nova   contramestre da academia ALFORRIA de casa nova fala sobre a importância da capoeira. Resume-se na herança dos escravos.
  A importância da capoeira é a cultura, arte e movimento físico, a cultura escrava, e a arte têm a importância dos movimentos corporais que nenhuma outra arte já mais poderá se comparar; tem a sonoridade que faz com que o capoeirista se entregue de corpo e alma.
  O movimento físico não existe fronteiras, não existe idade, deficiência mental e nem física tanto que hoje é provada a importância da capoeira até mesmo em tratamento psiquiátrico.De herança pelos escravo.Com isso é possível se dar conta de que essa arte ainda vive e há quem se interesse por essa luta.
Luta de defesa pessoal ao mesmo tempo reconhecida como dança. Tipicamente brasileira, a capoeira surge entre os escravos provenientes da Angola na época colonial.
    Um de seus mais importantes divulgadores é Manuel dos Reis Machado (1899-1974), o Mestre.
Bimba. Foi ele o primeiro a normatizar a luta como esporte.
  Cobertura do 1º dia do Marco:
(Pedro, Liane, Bonifácio, Uiliam, Liomar, Maiques e Marlus).

 27/11/2008 2º DIA DO MARCO TIVEMOS NOVAS REVELAÇÕES.

O MARCO teve inicio com a Peça Teatral A Bela Adormecida, interpretada pelo os alunos do 1º ano b vespertino tendo como interpretes. Cleane (princesa), Lucas (príncipe), Josiene (Arauto), Naiane (fada: Boca imunda), Adriana (Nogentinha), Alexsandra (tempo), Eliab (rei), Josefa (rainha), Leandra (amiga e empregada), Iolanda (amiga e fada Rubi), Joyce (fada ametista) Graziela (fada Esmeralda), Elissandra (fada Turmalina), Laís (fada Pedra e sabão), Jaciar

Foto Pedro Souza e Uiliam Quintino
(Fada Topázio), Jacson (bicho preguiça), as estudantes convidadas da 8ª série vespertina: Francilete, Valéria, Fernanda, Naciara, Elionice (turistas).

  1. CASA NOVADANCE!                                                                                                                
Foto Pedro Souza e Uiliam Quintino
O grande e inesquecível destaque do MARCO
Ta biendo como componentes do grupo os estudantes do 2° e 3º ano noturno Valmone, dublan do o cantor Nino Coutinho e os dançarinos (a): Júnior, Jamile, Maciel e Fabiana. Essa surpreendente atração levou o público ao delírio tendo direito bis. .

OUROLÂNDIA PROVA QUE É RICA EM MÚSICA NAS VOZES DE SEUS TALENTOS!

R

Regiane estudante do 3º ano vespertino animou o público que esteve presente no 2º dia do evento
Cantando músicas que estão fazendo sucesso.  Outro destaque da noite Rosa Marcos estudante do 2º ano vespertino transmitiu a todos que estiveram presente emoção e fé cantando um hino.                                                                                                                                                                                                                  cantor Gilvan estudante do 2º ano noturno, cantou uma música do cantor Eduardo Costa.
O cantor e compositor José Wilker, estudante da 7ª e 8ª série noturno fechou o evento com chave de ouro cantando uma música em homenagem ao seu pai.
Cobertura do 2º dia do MARCO (Saane, Matheus, Maria da Penha, RafaelNatan).

HOMENAGENS
PARA O AMIGO, COLEGA E COMPANHEIRO MÁRIO SILVA



Desde que mim conheço como gente, dos dez anos em diante, que lembro do meu amigo mexendo com arte, mais precisamente com o teatro. Lembro bem da primeira peça que vi Centro Cultural de Jacobina, aos 11 anos. O ator principal? Mário Silva, lógico! E de lá pra cá já se passaram 20 anos - tantas peças já vi! Ri muito na maioria delas...
   A admiração só tem aumentando a cada dia. Mário é um guerreiro, um batalhador incansável da arte, da cultura, do teatro, não só de Jacobina, mas agora também de Ourolândia. Claro que há dias que cansamos da luta, que às vezes é inglória, mais cada luta tem a razão de ser. E a razão de Mário está no amor e no compromisso que nutre pelo teatro. Esses sentimentos estão contemplados nessa poesia de Mário Benedetti:
“Se cada hora vem com sua morte /se o tempo é um covil de ladrões /os ares já não são tão bons ares/e a vida é nada mais que um alvo móvel / você perguntará por que cantamos /se nossos bravos ficam sem abraço /a pátria está morrendo de tristeza/ e o coração do homem se fez


cacos /antes mesmo de explodir a vergonha/você perguntará por que cantamos /se estamos longe como um horizonte /se lá ficaram árvores e céu /se cada noite é sempre  

alguma ausência/ e cada despertar um desencontro/você perguntará por que cantamos.”.
Que venham muitas outras peças, atores e atrizes por ai!
Que venham outros MARCOS por ai!
Parabéns amigo, colega e companheiro MÁRIO SILVA!


ESTUDANTES LOUVAM A DEUS COM COREOGRAFIAS EVANGÉLICAS


emocionando o público com a realidade do mundo O grupo SHEKINAH da igreja Assembléia de Deus fizeram uma linda apresentação com o hino (farol).
Os estudantes do 2º ano noturno fizeram uma apresentação com o mesmo hino e tiveram um bom desempenho.
Os estudantes do 2º ano f apresentaram uma linda coreografia do hino (meu amor é Jesus). Jovens da igreja católica interpretaram a canção do padre Fábio de Mello (tudo é do pai).
As estudantes da 7ªa matutino apresentaram uma linda coreografia e música da BANDA CALYPSO (um novo ser)



.


ESTUDANTES PROVAM QUE GOSTAM DE DANÇAR!

As estudantes da 7ª a matutino apresentaram uma coreografia de hip-hop mostrando ao público que o nordeste é rico em danças.
As estudantes Michele e Rosane dançaram a música cawtry (umbiguinho de fora) do cantor LEONARDO.
Jovens estudantes dançaram a música (aviãozinho) em homenagem a BANDA FLESH. E logo após dançaram a música POMPOM-PIRI da BANDA SAIA RODADA. As estudantes da 8ª série vespertina dançaram a música Amor Perfeito da cantora Stefany.











Antes mesmo de acabar, o MARCO já deixa saudades...

Na sexta-feira, 28/11/2008 no terceiro e último dia do Marco, foi iniciados com alunas do 1º ano C vespertino falando sobre o que é o Marco e seus objetivos.
      Logo após as alunas do 3º ano vespertino, recitando poemas de Augusto dos Anjos, em seguida as alunas da 7ª e 8ª série e o 3º ano recitando poemas e versos.
    O professor Márcio Melo fez uma homenagem ao professor Jacimário lendo um texto deixando-o emocionado.
     Os alunos da 8ª série vespertina interpretaram a peça teatral A Verdadeira História da Cinderela, todos os alunos estão de parabéns, interpretaram muito bem todos os personagens.
Logo em seguida os alunos do 3º ano vespertino, interpretaram a peça teatral chapeuzinho vermelho, sendo esses parabenizados por tão grande talento. Integrantes: Raiane (lobo-mau), Michelle Lima (chapeuzinho vermelho), Michelle Marques (tronco), Terezinha (árvore), Naira (árvore).
Polielson(caçador),Claudiane(árvore),Ludmille(vo-vozinha),Ludiane(dona Chapelão),Aline(maria),Regiane(coelha),Daniela(árvore),Marluce(árvore),Eliana(árvore).

Esse dia foi encerrado com o show da banda Flash, o mesmo foi marcado como o show revelação.
    Como o fechamento do Marco na sexta-feira deu para perceber quantas pessoas talentosas e cheias de criatividade há em Ourolândia. Através desse maravilhoso evento muitas pessoas tiveram a oportunidade de mostrar o tão grande público que sabe dançar, cantar e podem ser grandes atores. Por fim queremos agradecer a uma pessoa que lutou muito para que a segunda edição acontecesse, a Jacimário silva por acreditar em seus alunos, em nome de todos queremos agradecer a você de maneira geral queremos agradecer também os alunos que de maneira direta ou indireta contribuíram para que esse evento acontecesse.

              Cobertura do 3º dia do Marco
(Mayra, Cristina, Rosicleide, Tamille, Maílson, Jardel e Marlon

              ENTREVISTAS


Camila Ferreira da Silva, estudante do1º ano E noturno, estive no 2º e 3º dia do MARCO, e posso dizer que foi um sucesso, pois as peças teatrais, os grupos de danças, os recitais de poesias, estavam todos lindos.
Um grande desempenho de todos os participantes, e o talento individual de cada um.
Esse evento no qual denominado MARCO foi e é uma atração famosíssima, pois me aprofundei na dedicação e esforço tanto do organizador (Mário Silva), como dos artistas (estudantes), porém, o que contava era participação de todos.
Eu pessoalmente gostei muito da idéia de registrar o talento profundo e constante do MARCO, através de um “jornal” que esforçadamente estar sendo editado pelos os alunos inteligentes do 1º ano C vespertino, porém, é um “papel” muito difícil de focalizar e organizar.
Em fim o MARCO será algo que ficará marcado pelo resto da história de Ourolândia tanto no 1º e 2º como na continuidade do MARCO que virá.
Diego, 20 anos de idade, residente em Cachoeiro de ITAPEMIRIM-ES, em visita a cidade, decidiu-se comparecer no 2° MARCO e privilegiando-nos disse: Espero que o MARCO contenha apresentações bonitas e que incentive os estudantes a se dedicarem mais à escola.
Ao decorrer das apresentações ele respondeu-nos algumas perguntas em que se dizia maravilhado por sair de tão longe e vir para uma pequena cidade, a qual não sabia que continha tantos novos futuros talentos.
“Acredito que no momento em que os jovens pararem para pensar que a cultura e a educação fazem parte de cada um de nós, eles terão mais consciência dos seus atos e aprenderão com suas conseqüências”.
 Entrevistadores: Vivianny Costa, Mayara Dayane, Thatyanne Moitinho, Nayara Silva, Julyanna lima e Danyella Silva. 

O POETA PEDRO EDSON NOS HONROU COM SUA PRESENÇA NO 2° MARCO


POEMA PARA BANDEIRA

Partiu o mestre

Partiu Bandeira
Está morando em Passagáda
Numa cidade sem ruas

Numa casa sem paredes

Livre como seus pensamentos

Livre como os seus versos

Onde não se ouve falar em política

                                           Futebol

                                           Sede

                                           Enchentes

                                            Fome

                                          corrupção.
 (Pedro Edson, Livro Pingos e Respingos, junho de 2004).

Cultura
 
Vinhemos aqui para nos expressar,
Através de um movimento cultural e exemplar,
Mostrando a todos que na arte há varias formas de falar
 Com uma linguagem diferente e fácil de interpretar
Com a poesia as palavras mexem com a imaginação,
 Com o teatro eu vejo imagens através de encenação,
Lá vem a música chegando com outra definição.                            
A melodia é produzida através de instrumentos
Que transmitem vários sons deixando o corpo em movimento
 E se às vezes ela é calma mexe com os seus sentimentos.
Foi muito importante o que aqui nos fez estar,
 Pois até mesmo a esperança existe a Arte de sonhar
Cultura é o ser humano revelando sua essência
 Buscando novos caminhos cultivando a inteligência
 Somos jovens nordestinos afogados nessa ação
Promovida pelo MARCO incentivando a Integração
 Movimento que reforça as riquezas da nação
Pois a cultura é a arte é educação. 
                    COMPOSITOR E CANTOR: Cabral

Gênese da Banda Flash. 

A banda surgiu há quase 12 anos, e é composta por sete componentes: Romário, Rodrigo, Leandro, Fábio, Jota, Lucas e Marcelo. A banda no ínicio era conhecida como Renascer, porém quando fomos registrar tivemos que mudar o nome, pois já existia outra banda com tal nome. Como Renascer  lançamos  três cds,e como FLASH por enquanto só um.Ainda não temos previsão para o lançamento do primeiro dvd ,  pois não temos o apoio da cidade para esse acontecimento.Temos muitos planos para a banda  como trabalhar mais para lançarmos o novo cd com músicas da nossa própria autoria.O primeiro fórro folia de Ourolândia é considerado o ínicio da banda.Todos os shows são muito importante para nós.

        AGRADECIMENTOS DA BANDA:
 Agradecemos primeiramente a Deus, aos nossos pais e a comunidade por nos apoiar nessa grande jornada!
                  
Belezas naturais de ourolândia

            OUROLÂNDIA - Consciente de suas belezas naturais e cênicas e de sua flora e fauna, a cidade prepara-se junto com toda a região do Piemonte da Diamantina para receber turistas adeptos do ecoturismo, proporcionando ao povo de Ourolândia o prazer em acolher os visitantes.



Pingadeira "Um ponto de banho sem igual, suas águas mornas fazem você relaxar e não querer mais sair. Visitada constantemente por diversos turistas que buscam o descanso e novas descobertas. A Pingadeira fica a 6 (seis) km da sede do Município de Ourolândia. Vale a pena visitar!!



Toca dos Ossos "Local onde foi encontrado diversos fosséis de dinossauros, hoje expostos no Museu Nacional do Rio de Janeiro. A Toca dos Ossos dispõe de diversos km de caverna e a cada metro andado uma nova descoberta. A 5 km da sede. Vale a pena conferir!"



Poço Verde "No meio da caatinga, você vai encontrar o Poço Verde, com suas águas transparentes o Poço Verde guarda consigo um grande mistério. Sua profundidade jamais alcançada pelo homem. Visitado por diversos canais de televisão e revistas. Conheça você também!"

           Imprensa
    MAIARA DAIANE, VIVIANE COSTA, TATIANE MOITINHO, NAIARA SILVA, JULIANA LIMA, DANIELA SILVA, SAAN BRITO, MATHEUS BRITO, JARDEL MONTALVÃO, UILIAM QUINTINO, PEDRO SOUZA, LIOMAR SILVA, LIANE SILVA, BONIFÁCIO MONTALVÃO, NATAN MARQUES, RAFAEL MENDONÇA, CRISTINA CRUZ, ROSI CLEIDE GAMA, MAYRA SOARES, MARLON OLIVEIRA, MARLUS SILVA, MAIQUES PEREIRA, DAVID BORGES, MARIA DA PENHA, MAILSON PEREIRA, TAMILE GOMES.


Um comentário: